Tecnologia

BMW Vision usa realidade aumentada para orientar motorista

&nbsp;</p> São Paulo — O Vision ConnectedDrive, carro conceito da BMW, combina design ousado com uma enorme quantidade de dispositivos digitais. Um deles é um mostrador do tipo head-up, que projeta informações no para-brisa num esquema de realidade aumentada. Com ele, o motorista vê, à frente, uma imagem em 3D que se funde visualmente com a […]

BMW Vision ConnectedDrive (Divulgação)

BMW Vision ConnectedDrive (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 1 de março de 2011 às 14h39.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h54.

&nbsp;</p>

São Paulo — O Vision ConnectedDrive, carro conceito da BMW, combina design ousado com uma enorme quantidade de dispositivos digitais. Um deles é um mostrador do tipo head-up, que projeta informações no para-brisa num esquema de realidade aumentada. Com ele, o motorista vê, à frente, uma imagem em 3D que se funde visualmente com a estrada real em que o carro trafega. O sistema de realidade aumentada é usado, por exemplo, para indicar o caminho traçado pelo navegador GPS. Se é preciso, digamos, fazer uma curva à direita, o motorista verá uma indicação precisamente alinhada com o local real da curva. 

O Vision, um roadster de dois lugares, tem vários outros sistemas eletrônicos voltados para o conforto dos ocupantes, a segurança e o chamado infotainment, a mistura de informação com entretenimento a bordo. Seu painel de instrumentos é programável, de modo que o motorista pode escolher que informações serão exibidas. No lado de fora, sensores monitoram o tráfego e avaliam condições ambientais como temperatura e luminosidade. Antenas estabelecem a conexão com a internet para envio e recebimento e informações de trânsito.

O carro tem também uma tela de cristal líquido para o passageiro. Nela, a pessoa pode consultar mapas, pesquisar endereços e traçar rotas. Depois, pode transferir as informações para o mostrador do motorista. Um item exótico é o que a BMW chama de Emotional Browser. Esse sistema capta informações sobre o ambiente por onde o veículo trafega e sobre as pessoas presentes nele. Essa informação é, então, transmitida aos ocupantes do carro.

O Vision é uma das atrações do International Motor Show, que acontece de 3 a 13 de março em Genebra, na Suíça. A BMW não tem a intenção de fabricá-lo em escala industrial. Trata-se apenas de uma demonstração de novas tecnologias e soluções de design.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaBMWCarros high techEmpresasEmpresas alemãsGPSIndústriaIndústria eletroeletrônicaIndústrias em geral

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes