Tecnologia

Black Friday no Brasil teve picos de 10 mil acessos por segundo

Ofertas da última sexta-feira (26) foram reunidas em site de compras coletivas Busca Descontos

No Brasil, dia de descontos "importado" do mercado norte-americano foi marcado por ofertas na internet (David Goldman/Getty Images)

No Brasil, dia de descontos "importado" do mercado norte-americano foi marcado por ofertas na internet (David Goldman/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 11h27.

São Paulo - Inspirado no modelo americano, que já é sucesso há vários anos, o Black Friday foi realizado pela primeira vez no Brasil na última sexta-feira (26). A campanha, que reuniu varejistas como Apple, Walmart, PontoFrio, Extra, Eletro Shopping, Shoptime, Compra Fácil, Saraiva, Americanas, Netshoes, Shoestock e Centauro, alcançou picos de 10 mil requisições por segundo durante a madrugada.

Para participar do mega saldão e ter acesso aos descontos oferecidos, os usuários deveriam acessar as lojas participantes por meio do Busca Descontos. Foram oferecidas promoções em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumarias, entre outras categorias e, durante as 24 horas, o site registrou um aumento de 100 vezes o número de cliques nas campanhas divulgadas.

O Busca Descontos disponibilizou aos usuários a opção de ser avisado do início do Black Friday por meio de SMS, tweet ou e-mail. Dos cerca de 61 mil cadastrados, 11,2 mil pediram para serem lembrados da promoção via SMS.

Os usuários que seguiram o @buscadescontos no Twitter e usaram a tag #blackfridaybr mais vezes, tiveram direito de concorrer a prêmios especiais. Durante a campanha, o microblog do Busca Descontos ganhou mais de quatro mil seguidores em poucas horas, alcançando mais de 38 mil seguidores, além de a hashtag ter chegado ao Trending Topics Brasil.

O portal apresentou alguns problemas durante a ação por conta do surpreendente número de acessos e repercussão na notícia na imprensa. “Pedimos desculpas aos usuários pelo ocorrido, por conta do grande volume de acessos. É um começo, estamos plantando a semente. As redes levaram um susto com a demanda e, no próximo ano, conseguiremos coisas ainda mais legais”, promete Pedro Eugênio, fundador da Busca Descontos.

Nos Estados Unidos, as promoções acontecem na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, quando as grandes lojas abrem as portas ainda de madrugada e oferecem mega descontos aos consumidores. O diferencial do Black Friday brasileiro é que, por aqui, ele foi realizado pela web, e teve o apoio das principais lojas de e-commerce do país.

Acompanhe tudo sobre:Black FridayInternetLiquidaçõesSitesVendas

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia