Tecnologia

Bill Gates lidera ranking de bilionários da Forbes

A renda de Gates foi de 76 bilhões de dólares para 79,2 bilhões de dólares em relação ao ano anterior

Bill Gates (Getty Images)

Bill Gates (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2015 às 06h13.

Bill Gates encabeça a lista anual da revista Forbes com as pessoas mais ricas do mundo, enquanto o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, ficou entre os 20 primeiros e o astro do basquete Michael Jordan entrou na compilação pela primeira vez.

A renda de Gates foi de 76 bilhões de dólares para 79,2 bilhões de dólares em relação ao ano anterior, colocando o cofundador da Microsoft no topo pelo 16º ano dos últimos 21 anos, afirmou a Forbes nesta segunda-feira (2).

O magnata mexicano das telecomunicações Carlos Slim ficou em segundo lugar com a cifra de 77,1 bilhões de dólares, e Warren Buffett, do conglomerado Berkshire Hathaway, ficou na terceira posição com seus 72,7 bilhões de dólares.

Amancio Ortega, o espanhol fundador da Inditex, que inclui a rede de lojas de moda Zara, chegou na quarta colocação com a cifra de 64,5 bilhões de dólares, e Larry Ellison, presidente da Oracle, garantiu o quinto lugar com seus 54,3 bilhões de dólares.

A fortuna de Buffett cresceu 14,5 bilhões de dólares em um ano, mais do que a de qualquer outro, apesar de ele ter doado 2,8 bilhões de dólares para várias instituições de caridade em julho passado.

Aliko Dangote, nigeriano que se tornou o homem mais rico da África graças à sua indústria de cimento e commodities como farinha e açúcar, foi o maior perdedor, vendo seu patrimônio cair de 14,7 para 10,3 bilhões de dólares.

A Forbes identificou um número recorde de 1.826 bilionários – eram 1.645 no ano passado –, que representam o montante de 7,05 trilhões de dólares.

Das 197 mulheres da lista, outro recorde, a mais bem colocada é Christy Walton, herdeira da rede de supermercados Wal-Mart Stores Inc, que ficou na oitava colocação e acumula 41,7 bilhões de dólares.

A francesa Liliane Bettencourt, que obteve grande parte de sua fortuna graças à empresa de cosméticos L'Oreal, ficou em décimo lugar com 40,1 bilhões de dólares. Zuckerberg, de 30 anos, subiu da 21ª para a 16ª posição em relação ao ano anterior, já que seu patrimônio subiu para 33,4 bilhões de dólares.

Os bilionários mais jovens da lista são Evan Spiegel, de 24 anos, e Bobby Murphy, de 25, cofundadores do serviço de mensagens de celular Snapchat, e cada um deles tem 1,5 bilhão de dólares.

Jordan é o 1.741o do ranking com seu 1 bilhão de dólares. O ex-esportista de 52 anos é acionista majoritário do time de basquete Charlotte Hornets, mas é mais conhecido por seus dias como jogador do Chicago Bulls patrocinado pela Nike, que fabrica os tênis Air Jordan, e membro do Hall da Fama.

Os Estados Unidos têm o maior número de bilionários, 536, seguidos pela China com 213, Alemanha com 103 e Índia com 90.

A Rússia, que tem sofrido com problemas com sua moeda e com a queda no preço do petróleo, viu sua coleção de bilionários reduzir de 111 para 88, disse a Forbes.

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftPersonalidadesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários