Exame Logo

Bateria de lente de contato inteligente pode ser carregada através de lágrimas

Espessura da bateria é de 0,2 mm, duas vezes a de um fio de cabelo

Tamanho e flexibilidade são fundamentais para evitar o desconforto com a lente
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de junho de 2024 às 09h24.

Última atualização em 6 de junho de 2024 às 09h41.

O cientista Lee Seok Woo disse que uma cena do filme “Missão Impossível” inspirou sua mais recente invenção: baterias para lentes de contato inteligentes . No quarto filme da série, um agente usa lentes de contato capazes de reconhecimento facial. Lee queria tornar essa lente uma realidade.

“Eu estava pensando: 'Como posso trabalhar neste campo de lentes de contato inteligentes?'”, disse o professor associado da Escola de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Tecnológica de Nanyang ao “The Edge” da CNBC.

Veja também

Ele percebeu que aslentes de contato inteligentes precisariam de baterias seguras e compactas, o que seria crucial para o avanço do desenvolvimento desses dispositivos. As próprias lentes de contato são extremamente finas, com 0,5 mm. Logo, o tamanho e a flexibilidade destas baterias são fundamentais para evitar o desconforto de quem usa esse produto.

“A espessura da nossa bateria é de cerca de 0,2 mm, o que é cerca de duas vezes a espessura de um fio de cabelo humano”, disse Lee.

Ele e sua equipe inventaram uma bateria que pode ser alimentada com uma solução salina biocompatível como alternativa às baterias de íon-lítio, que contêm materiais inflamáveis.

No entanto, existe outra maneira incomum de alimentar a bateria.

“As lágrimas também contém glicose. Isso significa que, enquanto você usa lentes de contato, suas lágrimas também podem carregar a bateria. “Se você chorar mais, poderá carregar mais a bateria.”, disse Lee.

“Usamos glicose como biocombustível. Há muitos pacientes diabéticos que verificam o nível de glicose todos os dias”, falou o cientista.

Atualmente, a capacidade e a voltagem da bateria ainda são muito baixas. Usando os dois métodos, a bateria só pode produzir uma tensão de aproximadamente 0,3V - 0,6V. A voltagem padrão para uma bateria AA é 1,5V.
Acompanhe tudo sobre:Nanotecnologia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame