Tecnologia

Base mundial de conexões móveis cresceu dez vezes em 15 anos

Segundo pesquisa da UIT, a rede móvel é o serviço de crescimento mais dinâmico


	De acordo com a UIT, a cobertura 3G alcança 89% da área urbana mundial e 29% da área rural
 (Getty Images)

De acordo com a UIT, a cobertura 3G alcança 89% da área urbana mundial e 29% da área rural (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 19h10.

São Paulo - A base mundial de conexões móveis cresceu mais de dez vezes nos últimos 15 anos, passando de 738 milhões em 2000 para mais de 7 bilhões este ano, informa uma nova pesquisa da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

O órgão de tecnologia da informação e comunicação da ONU divulgou nesta terça-feira, 26, um relatório sobre a utilização da tecnologia móvel e da Internet no mundo.

De acordo com a UIT, a rede móvel é o serviço de crescimento mais dinâmico. A penetração no setor deve chegar a 47% em 2015, o que representa um crescimento de 12 vezes se comparado a 2007.

Até o final do ano, a Internet móvel deve atingir 39% de penetração nos países em desenvolvimento. Um número pouco expressivo, se comparado com países desenvolvidos (82%).

Ainda de acordo com o UIT, a cobertura 3G alcança 89% da área urbana mundial e 29% da área rural. No total, 69% dos habitantes podem ter acesso ao 3G em 2015. Em 2011, 45% da população mundial acessava a rede 3G.

Crescimento da Internet

Ao todo, a Internet mundial deve chegar a 3,2 bilhões de usuários no final do ano, sendo que 2 bilhões são de países em desenvolvimento. Embora o número seja positivo para os moradores de países emergentes, 4 bilhões de pessoas ainda não acessam a rede nessas localidades.

Acompanhe tudo sobre:InternetInternet móvelONUTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia