Tecnologia

Banda larga chega a todo Norte ainda em 2010

São Paulo - A região Norte do Brasil terá serviço de banda larga disponível em todos os seus municípios até dezembro deste ano, segundo Jovino Francisco Filho,o gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações. O coordenador afirmou ontem que as metas estão sendo cumpridas e o conjunto das obras só não está em estágio mais […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - A região Norte do Brasil terá serviço de banda larga disponível em todos os seus municípios até dezembro deste ano, segundo Jovino Francisco Filho,o gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações.

O coordenador afirmou ontem que as metas estão sendo cumpridas e o conjunto das obras só não está em estágio mais avançado devido aos altos impostos praticados na região.

"O alto custo da região Norte é consequência da falta de infraestrutura de backbone ótico para dar vazão às altas taxas de transmissão", disse, audiência pública na Comissão da Amazônia para discutir os serviços de internet e de telefonia fixa e móvel nos estados do Amazonas e do Amapá.

De acordo com Jovino Francisco Filho, os impostos praticados na região Norte podem chegar a 60% do valor das tarifas, dependendo do lugar. O valor chega a ser ainda mais alto do que a média nacional, estipulada em 42% e já considerada abusiva pela maioria das operadoras.

Ainda na mesma audiência, o representante da Associação Nacional das Operadoras de Celulares (Acel), Luiz de Melo Jr., afirmou que até 2016, 60% dos municípios brasileiros com menos de 30 mil habitantes terão acesso à banda larga.

Segundo Luiz de Melo Jr., as operadoras de telefonia móvel investiram R$ 66,6 bilhões durante os últimos nove no país.

A autora do requerimento para a realização da audiência, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), afirmou que é preciso que se tomem providências urgentes para ligar as localidades mais distantes aos serviços de telefonia e banda larga.

A deputada ainda disse que, mais que instalar telefones, é preciso que as operadoras garantam seu funcionamento para que as comunidades não fiquem ilhadas. "O isolamento continua, ele existe, apesar de haver um contrato entre o Ministério das Telecomunicações, a Anatel e as operadoras."

O crescimento no uso de telefonia celular no Amazonas foi de 117,08% entre 2005 e 2010. No mesmo período, o Amapá registrou crescimento de 91,77%.

*com informações da Agência Câmara

Acompanhe tudo sobre:Banda largaInternetRegião NorteTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025