Atrasos da Anatel comprometem transmissão da Copa

De acordo com o relatório do Tribunal de Contas da União, apenas 11,6% do orçamento de 45,7 milhões de reais programado para 2012 foram licitados

São Paulo - A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está encontrando dificuldades para cumprir o cronograma de melhorias em sua infraestrutura com o objetivo de atender à segurança e o funcionamento do setor de telecomunicações durante a Copa do Mundo.

A afirmação é de um relatório do Tribunal de Contas da União obtido pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o documento, apenas 11,6% do orçamento de 45,7 milhões de reais programado para 2012 foram licitados. Para 2013, o orçamento previsto é de 100 milhões de reais. Outros 24,7 milhões de reais devem ser gastos em 2014.

Entre os serviços que podem ser afetados pelo atraso da modernização estão a instalação de uma rede de segurança para evitar interferências nas transmissões dos jogos; serviços de roaming; e a implantação do 4G.

“O risco de interferências pode gerar distúrbios que degradariam por completo a qualidade do sinal, impedindo a visualização de imagens e a audição das transmissões”, afirma o relatório.

Segundo o TCU, a Anatel não está agindo com transparência em relação à condução dos projetos e ao uso do dinheiro.

O relatório aponta que o país foi escolhido como sede da Copa em outubro de 2007. Porém, o plano de ação da agência ficou pronto apenas em setembro de 2012. Dessa forma, o TCU pretende fiscalizar os contratos da agência para evitar desvios.

Em resposta, a Anatel afirmou que apenas oito dos 31 projetos estão fora do prazo. Ao mesmo tempo, disse que todos os investimentos programados para 2012 foram feitos. Porém, eles não aparecem no Siafi - sistema que registra os pagamentos feitos pelo Governo Federal.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.