Tecnologia

Asus lança no Brasil o tablet Fonepad, rival do iPad mini

Além do tablet Fonepad, a empresa taiwanesa traz novos notebooks ao Brasil, todos com tela sensível ao toque

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 23 de abril de 2013 às 16h21.

São Paulo — A Asus e a Intel anunciaram, hoje, o início das vendas do tablet Fonepad no Brasil por 1.099 reais. O aparelho tem tela de 7 polegadas e roda o sistema Android 4.1. É um concorrente do iPad mini e do Galaxy Tab de 7 polegadas. A Asus também está lançando novos notebooks, todos com tela sensível ao toque.

O Fonepad foi apresentado em fevereiro, durante o Mobile World Congress, em Barcelona. Com conexão 3G, ele pode, inclusive, ser usado em chamadas de voz, como se fosse um telefone celular. A Asus até tenta passar a ideia de que se trata de um “phablet”, capaz de cumprir funções de smartphone e tablet.

“As pessoas usam o smartphone mais para acesso à internet do que para falar. Além disso, quem quiser pode usar um headset para conversar pelo Fonepad”, argumenta Marcel Campos, diretor de produtos da Asus no Brasil.

Mas o Fonepad, claro, é grande demais para ser levado no bolso. Por isso, não permite dispensar o smartphone. Mesmo assim, ele é atraente. Com peso de 340 gramas, é 28 gramas mais pesado que o iPad mini, mas parece leve ao ser manuseado.

O tablet, que tem processador Intel Atom, passa sensação de agilidade. A tela de 1.280 x 800 pixels tem boa qualidade de imagem. Duas câmeras básicas – a frontal de 1,2 megapixels e a traseira de 3 megapixels – completam o conjunto. 


Os novos notebooks que a Asus está trazendo ao Brasil distribuem-se numa faixa de preços que vai de 2.499 a 7.999 reais. Em comum, todos têm tela sensível ao toque. O principal destaque é o Taichi 21, um exótico ultrabook com Windows 8 que possui duas telas e pode ser convertido em tablet. 

Aberto, o Taichi parece um notebook comum. Mas o que seria a tampa atrás da tela é, na verdade, uma segunda tela – sensível ao toque. Basta fechar o notebook para usá-lo como tablet. Com tela de 11,6 polegadas, ele custa 5.999 reais.

Ao lançar diversos notebooks com tela sensível ao toque, a Asus está se antecipando a uma tendência que deverá ganhar força no segundo semestre. A Intel, que registrou a marca ultrabook, só permite seu uso em aparelhos que seguem determinadas especificações.

A próxima edição dessas especificações vai exigir, entre outras coisas, a tela sensível ao toque. Outros requisitos serão autonomia de 9 horas com a bateria, um conjunto de sensores e, talvez, reconhecimento de comandos de voz.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAsustekEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleIntelNotebooksTabletsUltrabooksWindowsWindows 8

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia