As 10 principais mudanças da Apple no iOS 10
A empresa apresentou as novidades que chegarão primeiramente ao novo iPhone, no próximo semestre
Lucas Agrela
Publicado em 15 de junho de 2016 às 05h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h13.
São Paulo – O próximo iPhone só deve ser apresentado em setembro, mas a Apple revelou muitos recursos que chegarão ao sistema do aparelho nesta semana, durante seu evento anual para desenvolvedores. Uma das principais novidades que virão no iOS 10 é uma tela de bloqueio com notificações mais inteligentes. Confira a seguir quais são as mudanças mais interessantes que chegarão primeiramente no próximo iPhone e, então, aos modelos das linhas 6s, 6 e SE.
A tela de bloqueio do iPhone ficou mais inteligente. Ela vai permitir que você realize tarefas simples como adicionar um evento à agenda, ver uma mensagem completa do iMessage ou responder a e-mails sem que você precise inserir o seu código ou impressão digital. A tela também será ativada por movimento para que você não precise pressionar o botão home para despertá-la.
O aplicativo de mensagens da Apple foi o que teve mais mudanças no iOS 10. São elas: – A pré-visualização de links de páginas web, como no Facebook; – A possibilidade de tocar em cima de palavras digitadas na mensagem para transformá-las em emojis; – A instalação de aplicativos dentro do iMessage, o que permite o uso de apps como o Square Cash para transferir dinheiro entre iPhones com uma mensagem; – Recibos de leitura agora podem ser configurados para contatos individualmente.
A Apple vai permitir que desenvolvedores externos possam adicionar recursos à assistente pessoal Siri. Com isso, ela poderá pedir corridas no app da Uber, publicar foto no Instagram ou fazer chamadas no Skype. Tudo que você precisará fazer será dizer "Ei, Siri"e dar o comando que deseja, sem precisar usar as mãos. Segundo analistas de mercado, a falta de entusiasmo de apps era um problema para a Siri e, agora, os desenvolvedores poderão começar a melhorar esse cenário. A Apple também anunciou que a Siri vai para a linha de computadores Mac. Lá, ela poderá fazer buscas por fotos, documentos, músicas e outros arquivos por comandos de voz.
As Live Photos são os pequenos vídeos com sons capturados automaticamente nos iPhones 6s, 6s Plus e SE. Elas, porém, eram como você as tirou. Ao tentar realizar uma modificação, elas se tornavam estáticas. A Apple mudou isso no iOS 10 e passou a permitir que os usuários possam editá-las para torná-las mais bonitas. Novamente, a Apple poupa o usuário de baixar apps como o Lively para transformar as fotos em vídeos para poder editá-las a seu gosto.
O aplicativo de Mapas ficará mais parecido com o Google Maps. Será possível, por exemplo, realizar reservas em restaurantes, consultar preços de postos de gasolina e ir a um destino, com navegação guiada curva a curva, com dados de trânsito em tempo real.
Assim como o Google Photos, o aplicativo Fotos, da Apple, vai ganhar organização automática graças a tecnologias de reconhecimento facial que usam aprendizagem de máquina e visão computacional. Basicamente, algoritmos da empresa irão analisar as suas fotos e organizá-las em álbuns, além de sugerir edições. O nome do novo recurso do Fotos é Memórias.
Você poderá apagar os aplicativos da Apple que vêm instalados por padrão no seu aparelho. Isso vai ajudar a economizar um pouco de memória e a deixar a interface do seu gadget apenas com os apps que você quer.
Além de acordar o usuário, o aplicativo de relógio do novo iOS vai poder mandar uma alerta na hora ideal para ir dormir e ter uma noite de sono de até 9 horas. Alguns aplicativos fazem isso atualmente, mas a novidade deve agradar os donos de iPhones que não querem instalar muitos apps nos seus aparelhos.
O aplicativo Notas, da Apple, ganhou relevância nos últimos tempos. Ele pode ter notas protegidas com a impressão digital do usuário já no iOS 9. Agora, no novo sistema da Apple, o app torna-se colaborativo. Ou seja, assim como no Google Docs ou no Word Online, será possível trabalhar em equipe em um mesmo documento. Isso é útil, por exemplo, para ter uma lista de compras do supermercado compartilhada com o seu colega de apartamento ou com a família.
O aplicativo de músicas que vem instalado no iOS ganhou uma cara nova. Toda a interface ficou predominantemente branca e as letras ficaram maiores. Uma novidade legal é que será possível ver as letras das músicas que você ouvir diretamente no app. Vale lembrar que o Apple Music funciona como uma forma de acessar a biblioteca musical do seu iPhone e também oferece uma assinatura de transmissão de músicas via internet, assim como o Spotify.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Mais na Exame
Inteligência ArtificialInfluencers criadas por IA fazem conteúdo adulto para concorrente do OnlyFans