Exame Logo

Apps gratuitos para se comunicar de graça com Android

Confira seis opções de aplicativos para realizar ligações e enviar mensagens de texto sem gastar nenhum centavo

(Divulgação)

Gabriela Ruic

Publicado em 19 de fevereiro de 2012 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h26.

São Paulo – A maior vantagem dos smartphones é, sem dúvida, o acesso à internet. E com os aplicativos corretos, usuários destes aparelhos podem economizar na hora de realizar ligações e enviar mensagens de texto. Alguns apps vão além destes serviços ao oferecerem a possibilidade de compartilhamento de imagens e vídeos com contatos. Permitem até chamadas de vídeo e em grupo. EXAME.com selecionou opções gratuitas de aplicativos, que rodam no sistema operacional do Google e que aproveitam a conexão 3G e Wi-Fi dos smartphones como suporte para comunicação. Entretanto, antes de correr para Android Market para baixar os aplicativos, é bom considerar alguns cuidados. O primeiro é em relação ao plano de dados do usuário. Quem não possuir a opção ilimitada, precisa atentar para que o limite de uso não seja excedido. Assim se evita uma possível dor de cabeça ao receber a conta da operadora. Além disso, a maioria dos apps funciona apenas entre usuários do mesmo programa. Por isso, a comunicação entre pessoas só é possível se ambas estiverem cadastradas. Clique nas imagens para conferir os apps cuja instalação e serviços não custam nenhum centavo:
  • 2. Viber

    2 /6(Android Market)

  • Veja também

    O Viber permite que seus usuários realizem ligações telefônicas e enviem mensagens de texto através de conexões 3G ou Wi-Fi. Para usá-lo basta sincronizar a agenda do smartphone com o app e todos os contatos que já usam Viber são automaticamente adicionados. O aplicativo funciona tanto para ligações e envio de mensagens de texto para números locais e internacionais.
  • 3. Skype

    3 /6(Android Market)

  • Um dos serviços mais celebrados da internet, o Skype tem seu aplicativo disponível para usuários de Android e de outros sistemas operacionais, como iOS, por exemplo. Com o app usuários podem entrar em contato com outras pessoas cadastradas no serviço através de ligações, mensagens de chat e chamadas de vídeo. O aplicativo permite a ligação para fixos e celulares que não estejam cadastrados no serviço. Nesse caso, a pessoa deverá comprar créditos, ficando então à mercê de tarifas do Skype.
  • 4. Tikl

    4 /6(Android Market)

    Ainda um pouco desconhecido do público brasileiro, o que pode dificultar a comunicação entre usuários, o Tikl é mais app para ligações gratuitas. O aplicativo transforma o smartphone em uma espécie de walkie-talkie. O serviço de ligação e envio de mensagens de texto funcionam como qualquer outro aplicativo. Um destaque, porém, é que o Tikl permite a realização das mesmas ações em grupo e também envia avisos de recebimento de mensagem.
  • 5. Fring

    5 /6(Android Market)

    O Fring é um aplicativo bem completo: agrega os principais programas de mensagens instantâneas, como o Gtalk, por exemplo, realiza ligações entre usuários, envia mensagens de texto e também faz chamadas de vídeo. E, para aqueles que desejam conversar com mais de quatro de amigos em lugares diferentes do planeta, o Fring se mostra como excelente opção. Tudo porque é talvez o único app que oferece a possibilidade de se realizar uma chamada de vídeo em grupo, na mesma tela.
  • 6. Whatsapp

    6 /6(Android Market)

    O Whatsapp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo. E isso facilita, e muito, as chances de encontrar grande parte dos seus contatos na agenda do app, ajudando o usuário a economizar ainda mais no envio de mensagens de texto. Através do app, é possível enviar mensagens de texto, imagens e vídeos para usuários do serviço. Ele fica sempre ligado e, caso o smartphone fique off-line, o aplicativo recebe e armazena mensagens que chegam ao aparelho nesse período.
  • Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphones

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame