Taipei - A Apple Inc., que tem visto uma estagnação nas vendas do iPad, vai adiar o início da fabricação de uma versão do tablet com tela maior, disseram fontes do setor.
A produção do iPad com tela de 12,9 polegadas agora está programada para começar perto de setembro devido a atrasos que envolvem o fornecimento das telas de exibição, disse uma das fontes, que solicitou anonimato porque os detalhes são confidenciais.
Inicialmente, a Apple pretendia começar a fabricação do aparelho maior neste trimestre, disseram fontes com conhecimento desses planos.
Um novo tablet com tela grande é parte da iniciativa do CEO Tim Cook para revigorar a linha de produto iPad, cujas vendas caíram em quatro trimestres consecutivos.
O iPad também está enfrentando a concorrência dos modelos maiores de iPhone, que foram lançados em setembro e ajudaram a Apple a oferecer um lucro recorde no trimestre mais recente.
A Apple, com sede em Cupertino, Califórnia, atualmente vende o iPad com tela de 9,7 polegadas e o iPad Mini, que tem uma tela de 7,9 polegadas. A Apple não divulgou planos para um modelo com tela maior.
Entre os atuais fornecedores de tela para a Apple estão a Sharp Corp., a Japan Display Inc. e a LG Display Co., de acordo com a lista de provedores da companhia.
As três empresas caíram: a Sharp chegou a cair 2,6 por cento e a Japan Display recuou 2,1 por cento. A LG Display se contraiu até 2,5 por cento em Seul.
Ferramentas corporativas
Um modelo maior de iPad também poderia reforçar a iniciativa de Cook para tornar os produtos da Apple mais atraentes para os usuários corporativos.
A Apple anunciou no ano passado uma parceria com a International Business Machines Corp. para desenvolver software móvel para empresas e para que a IBM ajude a vender o iPad a clientes corporativos.
Embora os consumidores estejam se afastando dos tablets e preferindo os smartphones maiores, as empresas continuam sendo uma oportunidade de crescimento para o iPad porque esses aparelhos podem ser usados no trabalho em campo e como substituto do laptop.
No total, as vendas mundiais de tablets a empresas, instituições e governos devem saltar de 19 milhões de unidades em 2013 para 101 milhões em 2018, de acordo com a IHS Technology.
O bilionário investidor ativista Carl Icahn mencionou a oportunidade para impulsionar as vendas de iPad a empresas como uma das principais razões pelas quais ele acredita que as ações da Apple estão subvalorizadas.
O aperfeiçoamento do iPad e a parceria com a IBM devem dar um impulso de 13 por cento na receita obtida com esse aparelho em cada um dos próximos três anos fiscais, disse Icahn em uma carta aberta a Cook, escrita no ano passado.
-
1. iPad Air 2
zoom_out_map
1/13 (Justin Sullivan/Getty Images)
São Paulo - Em um evento realizado hoje, a Apple mostrou seus novos modelos de
iPad. Tanto o gadget maior, o iPad Air, quanto o iPad mini foram atualizados e ganharam sensor de impressões digitais e outros acréscimos. A empresa, no entanto, parece estar focando muito mais o Air. Confira a seguir imagens mostrando as novidades de ambos os modelos.
-
2. Magrinho
zoom_out_map
2/13 (Divulgação/Apple)
Talvez a maior surpresa do anúncio seja a espessura do iPad Air 2. Alguns rumores apontavam para uma diminuição na sua espessura. O que se falava era que ele perderia 0,5 mm, indo de 7,5 mm para 7 mm. A Apple, no entanto, anunciou o iPad Air 2 com 6,1 mm. Com isso, ele é o tablet mais fino do mercado. E, realmente, é fino para caramba!
-
3. Touch ID
zoom_out_map
3/13 (Divulgação/Apple)
No iPad Air 2, será a primeira vez que o Touch ID (o leitor de digitais da Apple) aparecerá em um tablet. Antes, ele era restrito aos smartphones -- ele estreou no iPhone 5s e também apareceu no iPhone 6. Ele poderá ser usado para compras online pelo sistema Apple Pay. Além disso, ele pode desbloquear o iPad ou ser usado como autenticação dentro da App Store, a loja de aplicativos do iOS.
-
4. iOS 8
zoom_out_map
4/13 (Divulgação/Apple)
O iPad Air 2, como era de se esperar, virá rodando o sistema iOS 8. Ele foi lançado pela Apple para acompanhar o iPhone 6. Outra novidade do evento de lançamento foi a informação que na próxima semana será lançada a versão 8.1 do iOS. Com ela, os consumidores poderão, enfim, usar o Apple Pay.
-
5. Processamento
zoom_out_map
5/13 (Divulgação/Apple)
Por dentro, o iPad Air 2 também tem novidades. Ele virá com um processador A8X. Ele será uma versão melhorada do A8, que acompanha os iPhones 6. Ele deve ter resultados melhores em processamento gráfico. De acordo com a Apple, ele tem processamento gráfico 180 vezes mais potente do que o primeiro iPad.
-
6. Câmera
zoom_out_map
6/13 (Divulgação/Apple)
Outro upgrade interessante para o iPad Air é na câmera. Ela pulou de 5 MP para 8 MP. Além disso, a câmera é capaz de capturar panorâmicas ou fazer uma sequência de diversas fotos ao manter o votão pressionado. Esses recursos não estavam disponíveis na versão anterior do iPad Air e chegam graças ao iOS 8.
-
7. Tela
zoom_out_map
7/13 (Reprodução/Apple)
Nas especificações, não houve grandes mudanças na tela. O iPad Air 2 continua com 9,7 polegadas e resolução de 2.048 x 1.536 pixels. Mas a Apple fez pequenas mudanças. A empresa diz ter retirado a pequena camada de ar entre a tela em si e o painel. Com isso, os usuários devem ter a impressão de estar tocando diretamente os pixels. Outra novidade é uma tecnologia anti-reflexo implantada no iPad Air 2. Isso deve diminuir os reflexos e melhorar a experiência de uso e leitura no tablet -- principalmente ao ar livre.
-
8. iPad mini 3
zoom_out_map
8/13 (Justin Sullivan/Getty Images)
Além do iPad Air 2, a Apple também anunciou o lançamento do iPad mini 3. Ele vem com algumas poucas e discretas mudanças em relação à geração anterior. Aparentemente, a Apple está dando muito mais atenção ao seu produto com tela maior do que ao pequeno. Isso pode indicar que a empresa espera uma queda nas vendas do tablet após o lançamento de dois modelos de iPhone maiores, que, de certa forma, se aproximam do iPad mini. Veja as novidades a seguir.
-
9. Touch ID
zoom_out_map
9/13 (Divulgação/Apple)
A maior novidade no iPad mini 3 é, certamente, a chegada do Touch ID. O leitor de impressões digitais será usado da mesma forma e com as mesmas possibilidades do iPad Air 2. A chegada do sensor já havia sido prevista em diversos vazamentos sobre o tablet.
-
10. Câmera
zoom_out_map
10/13 (Divulgação/Apple)
Ao contrário do iPad Air 2, o iPad mini 3 não teve melhoras em sua câmera. Ela continua, assim como era na versão anterior, com 5 MP. Graças às novidades do iOS 8, porém, ela poderá ser usada para fazer fotos panorâmicas e vídeo em time lapse.
-
11. Processador
zoom_out_map
11/13 (Divulgação/Apple)
Por dentro, o iPad mini 3 mudou pouco. Esse é um dos maiores indícios de que a Apple está deixando ele de lado. O processador continua o mesmo da versão anterior, o A7. A empresa não quis nem adotar o A8, do iPhone 6, nem o A8X, que virá no iPad Air 2.
-
12. Nova cor
zoom_out_map
12/13 (Justin Sullivan/Getty Images)
A última novidade, que vale tanto para o iPad mini 3 (na foto), quanto para o iPad Air 2, é que eles estarão disponíveis em dourado. No total, portanto, serão três cores. Branco com o fundo prateado, branco com o fundo dourado ou preto com o fundo preto.
-
13. Preço e disponbilidade
zoom_out_map
13/13 (Justin Sullivan/Getty Images)
Os novos modelos de iPad serão lançado na semana que vem, nos Estados Unidos. O iPad Air 2 será vendido a partir de 499 dólares. Esse preço vale para o modelo de 16 GB, sem conexão à rede móvel. O iPad mini 2 será vendido a partir de 399 dólares. Esse preço também vale para o modelo de 16 GB somente com Wi-Fi.