Tecnologia

Apple reforça domínio de mercado com novo iPad

Empresa apresentou uma nova versão de seu popular tablet, com chip mais poderoso, tela de alta definição, câmera melhorada e acesso a novas redes sem fio 4G

O mais recente iPad da Apple permitirá que a empresa mantenha sua vantagem competitiva e que estabeleça posição dominante no mercado (Kevork Djansezian/Getty Images)

O mais recente iPad da Apple permitirá que a empresa mantenha sua vantagem competitiva e que estabeleça posição dominante no mercado (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2012 às 10h49.

Bangalore - O novo iPad da Apple, dotado de tecnologia 4G, cimentará o domínio de mercado da empresa e a ajudará a superar a concorrência dos tablets equipados com o Windows 8 que devem ser lançados ainda neste ano, enquanto o iPad 2, agora vendido a preço mais baixo, terá demanda mais forte, disseram os analistas.

A Apple mostrou na quarta-feira uma nova versão de seu popular tablet iPad, com chip mais poderoso, tela de alta definição, câmera melhorada e acesso a novas redes sem fio de alta velocidade.

"A capacidade da Apple de melhorar a resolução da tela, a capacidade gráfica e integrar redes 4G LTE sem comprometer a duração da carga de bateria do novo iPad será um fator de diferenciação importante diante da concorrência, e um obstáculo difícil de superar pelos rivais", escreveu Mark Moskowitz, analista da J.P. Morgan Securities, em nota aos clientes.

No mês passado, a Microsoft lançou uma versão incompleta do Windows 8. É o primeiro sistema operacional da companhia compatível com os processadores de baixo consumo de energia projetados pela ARM Holdings, e vai servir para tablets, além de laptops e computadores de mesa, em um esforço para contestar o sucesso inequívoco do iPad.

Mas o mais recente iPad da Apple permitirá que a empresa mantenha sua vantagem competitiva e que estabeleça posição dominante no mercado de tablets, que cresce rapidamente, disseram analistas.

De acordo com o Credit Suisse, a Apple deterá 66 por cento do mercado de tablets em 2012, graças à sua marca, ao seu hardware e ao ecossistema superior de seus produtos.

Tim Cook, o presidente-executivo da Apple, apresentou a muita aguardada terceira versão do tablet, mas não cumpriu a tradição de designar o tablet de nova geração como iPad 3, contrariando algumas expectativas, e se referiu a ele simplesmente como "o novo iPad".

iPad 2 mais barato

A empresa anunciou que continuará a vender o iPad 2, mas reduziu seus preços em 100 dólares. O modelo mais antigo agora começa em 399 dólares, enquanto o novo iPad de terceira geração, dotado apenas de conexão Wi-Fi, começa em 499 dólares.

Katy Huberty, da Morgan Stanley, estima que o corte de preço do iPad 2 terá impacto baixo sobre as margens da empresa, e estima que a redução no preço elevará a demanda de 15 milhões para 20 milhões de unidades nos Estados Unidos e 38 milhões no mercado mundial.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

União Europeia emite advertência final para X sobre conteúdo perigoso

Samsung prevê salto nos lucros devido à demanda por chips de IA

Em pleno 2024, Japão consegue finalmente aposentar os disquetes; entenda por quê

Mais na Exame