Tecnologia

Apple lança iPhone XS e iPhone XS Max

Apple apresentou dois novos iPhones com telas OLED de até 6,5 polegadas e processador renovado para ser mais potente e econômico

 (EXAME/Apple/Reprodução)

(EXAME/Apple/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 15h01.

Última atualização em 12 de setembro de 2018 às 19h41.

São Paulo – A Apple lançou nesta quarta-feira (12) os novos iPhone XS e iPhone XS Max. Os aparelhos contam agora com até 512 GB de memória interna pela primeira vez e mantêm o design da geração passada, com tela que ocupa tanto a parte frontal que não sobra espaço para o sensor de impressões digitais para desbloqueio de tela, substituído pelo sensor de reconhecimento facial Face ID.

Os novos iPhones contam com telas OLED, como o iPhone X, de 5,8 e 6,5 polegadas. O iPhone XS Max tem a maior tela já usada pela Apple em um smartphone. Ela tem 3,3 milhões de pixels, ou seja, 458 pixels por polegada para oferecer melhor visualização de vídeos e jogos.

Os aparelhos contam com o novo processador A12, que é capaz de processar 5 trilhões de tarefas computacionais simultaneamente, contra apenas 600 bilhões na geração passada. A abertura de aplicativos pode ficar até 30% mais veloz por conta desse novo componente, desenvolvido pela própria Apple.

O processador conta com seis núcleos, dois de alta performance e quatro voltados para o baixo consumo de energia. Nessa geração, a Apple deixou o primeiro conjunto 15% melhor e 40% mais econômico e o segundo até 50% mais eficientes.

Os smartphones também contam agora com um vidro mais resistente na tela para evitar que ela se quebre em quedas e tem uma certificação de proteção contra água um patamar acima do iPhone X do ano passado. Agora ele tem a certificação IP68, em vez da IP67, que permite a submersão do produto, por tempo limitado, em até 2 metros de profundidade.

A Apple disse no evento que os novos produtos foram feitos para durar tanto quanto possível, discurso alinhado com a sua estratégia de preservação do meio ambiente. A companhia também demonstrou brevemente, em vídeo, o robô reciclador chamado Daisy capaz de reciclar nove modelos de iPhones.

Bateria

A Apple informou que aumentou a autonomia de bateria do iPhone XS em 30 minutos em relação ao iPhone X e uma hora e meia a mais no caso do iPhone XS Max.

Câmeras

As câmeras traseiras da linha iPhone XS têm 12 megapixels (com abertura de f/1.8) e, como no passado, permitem tirar fotos com o fundo desfocado, efeito conhecido no meio fotográfico como "bokeh". A novidade maior está na inteligência artificial que a empresa colocou no software da câmera. Ela reconhece e aprende com o ambiente como tirar fotos melhores. Já a câmera frontal do produto tem 7 megapixels e abertura de f/2.2, mais apropriada para ambientes bem iluminados.

Dual-SIM

Na China, os novos iPhones terão suporte físico para dois chips. No restante do mundo, ele terá suporte a um SIM-card físico e outro virtual, chamado eSIM, no qual as operadoras já trabalham para oferecer aos seus clientes.

 

Preços

O iPhone XS terá o mesmo preço do iPhone X no ano passado: 999 dólares. Já a versão XS Max eleva o patamar de preço máximo de um smartphone da Apple para 1.099 dólares.

Quando chega ao Brasil?

Os produtos da empresa chegam ao mercado brasileiro no mesmo ano em que são lançados. No ano passado, por exemplo, o evento global aconteceu em 12 de setembro e o lançamento no Brasil foi em 31 de outubro, cerca de um mês e meio de intervalo. No entanto, ainda não há uma data oficial de lançamento da nova geração de iPhones.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneLançamentosSmartphones

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia