Tecnologia

Apple homenageia Steve Jobs no aniversário de sua morte

A Apple publicou um vídeo de dois minutos com imagens de Jobs e dos diversos produtos que criou, desde os primeiros computadores da Apple até o icônico iPhone


	Steve Jobs é homenageado em um vídeo em sua memória: Jobs morreu no dia 5 de outubro do ano passado aos 56 anos e após uma longa batalha contra o câncer
 (©AFP/Getty Images / Kevin Winter)

Steve Jobs é homenageado em um vídeo em sua memória: Jobs morreu no dia 5 de outubro do ano passado aos 56 anos e após uma longa batalha contra o câncer (©AFP/Getty Images / Kevin Winter)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 18h28.

San Francisco - A Apple homenageou nesta sexta-feira Steve Jobs um ano depois de sua morte, com um vídeo que realizou um tributo ao homem que co-fundou e propulsou a companhia tecnológica ao êxito, até convertê-la na maior empresa do mundo.

"A morte de Steve há um ano foi um momento triste e difícil para todos nós", afirmou o sucessor de Jobs e diretor-executivo da companhia, Tim Cook, em uma mensagem no site da Apple.

"Espero que hoje todos reflitam sobre sua extraordinária vida e sobre as muitas formas pelas quais converteu o mundo em um lugar melhor", afirmou.

A Apple publicou um vídeo de dois minutos com imagens de Jobs e dos diversos produtos que criou, desde os primeiros computadores da Apple até o icônico iPhone.

Jobs morreu no dia 5 de outubro do ano passado aos 56 anos e após uma longa batalha contra o câncer.

"Um dos maiores presentes que Steve deu ao mundo foi a Apple", disse Cook. "Nenhuma outra companhia inspirou tanta criatividade ou padrões tão altos por si mesma. Nossos valores surgem de Steve e seu espírito permanecerá para sempre na base da Apple. Compartilhamos o grande privilégio e responsabilidade de estender seu legado no futuro".

Cook acrescentou: "estou incrivelmente orgulhoso do trabalho que estamos fazendo, fabricando produtos que nossos clientes amam e sonhando com novos que lhes deleitarão mais adiante. É uma homenagem maravilhosa à memória de Steve e a tudo o que ele representa".


Jobs tinha apenas 21 anos quando fundou a companhia Apple Computer, em 1976, junto ao seu amigo de 26 anos Steve Wozniak na garagem de sua casa.

A partir desta origem humilde, a companhia cresceu para se converter na empresa mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de 625 bilhões de dólares.

Jobs impulsionou na Apple o desenvolvimento de produtos como o iPod, o iPhone ou o iPad e criou o iTunes, que se tornou uma das maiores plataformas de comércio pela internet do mundo, assim como em um dos líderes em venda de música, aplicativos e outros conteúdos.

Sob a direção de Jobs, a Apple introduziu seus primeiros computadores Macintosh, que se tornaram imensamente populares em 1980. Mas abandonou a companhia em 1985 após uma luta interna pelo poder, para iniciar a empresa de computadores NeXT.

Pouco depois, em 1986, co-fundou os estúdios de animação Pixar a partir de uma unidade anterior de gráficos computacionais comprada do titã da indústria do cinema George Lucas. O estúdio produziu filmes elogiados como "Toy Story".

Jobs fez as pazes com a Apple em 1996, quando a companhia adquiriu a NeXT por 429 milhões de dólares, e Jobs foi alçado novamente ao trono da empresa.

Na época lançou uma nova linha de Macintosh dando lugar à origem da era pós-PC, na qual os computadores pessoais foram substituídos por dispositivos inteligentes móveis, como telefones ou tablets.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMortesPersonalidadesSteve JobsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma