Apple e Microsoft impedem criação de emoji de rifle

Empresas se posicionaram contra a criação do emoji comemorativo do tiro esportivo dos Jogos Olímpicos

São Paulo – Você não verá um emoji com formato de rifle graças à Apple e à Microsoft. De acordo com o BuzzFeed News, o posicionamento das duas empresas contra a criação desse emoji foi determinante para a decisão da Unicode, que é a organização responsável pela análise do desenvolvimento e oferta de novas representações simbólicas nos smartphones e na web. 

A Apple faz parte do Unicode há muitos anos e sua opção de ir contra a criação do emoji de rifle foi apoiada pela Microsoft na última semana. 

A companhia revelou recentemente que mais de 200 mil emojis são enviados pelo iMessage, a plataforma de SMS dos iPhones e iPads, o que demonstra a importância e a ampla aceitação dessa forma de expressão na internet e nos aplicativos para smartphones. 

O emoji de rifle faria parte de um conjunto comemorativo para os Jogos Olímpicos do Rio, uma vez que tiro esportivo é praticado desde a primeira edição, realizada em Atenas, em 1896. 

A Apple não comentou o caso. Já a Unicode informou ao BuzzFeed News que optou por não criar o emoji de rifle, mas por colocá-lo em sua base por meio de caracteres. Isso significa que ele não vai aparecer como um emoji padrão em teclados para smartphones, apesar de estar no banco de dados oficial do Unicode.  

O site de tecnologia The Next Web se manifestou sobre a medida da Unicode dizendo que, apesar de ser possível comprar uma semiautomática em menos de 10 minutos, é com os emojis de armas que os americanos se preocupam. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.