Como a Apple e Meta planejam entrar no mercado de androides
Enquanto a Meta a curto prazo pretende desenvolver uma plataforma de software para o robô, a Apple deve focar em construir hardware e software a partir de sua tecnologia


Redatora
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 16h00.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2025 às 16h01.
A empresa de Mark Zuckerberg planeja usar os avanços que obteve em inteligência artificial, como no caso do modelo de código aberto Llama, e investir também para criar corpos para os robôs. A ideia será dividida no desenvolvimento de androide próprio e uma plataforma de software para essas máquinas. A aposta da Meta é criar máquinas voltadoas para trabalhos domésticos.
Para atingir o objetivo, a Meta já começou a discutir seus planos com empresas como Unitree Robotics e Figure AI, duas startups que já possuem modelos comercias sendo vendidos para quem quiser e puder pagar.
Somando a IA com os sensores e a capacidade computacional criados para as tecnologias de realidade virtual, a empresa acredita que tem as melhores ferramentas para robótica. A companhia deve começar a contratar engenheiros para o projeto em breve.
No caso da Apple, a empresa também já conta com iniciativas para entrar no mercado de robôs humanoides, mas deve seguir na estratégia de desenvolver desde o hardware até o software dos robôs, assim como faz em seus outros produtos. Com isso, a Apple pode competir com o robô Optimus da Tesla .
No curto prazo, a Apple quer lançar um dispositivo que funcionaria como um hub de smart home avançado.
Histórico de rivalidade
A Meta e a Apple têm um histórico de tensão, que começou quando o CEO da Apple, Tim Cook, criticou o modelo de negócios de empresas como Facebook, que dependem da coleta massiva de dados para lucrar com publicidade. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, por sua vez, chamou os produtos da Apple de elitistas e inacessíveis.
Em 2021, no ponto mais alto da disputa das empresas, a Apple lançou uma atualização do iOS que impedia a coleta de dados de usuários por aplicativos sem a autorização deles.
Recentemente, Zuckerberg afirmou que a Apple “ não inventa nada realmente grande há algum tempo ”.
Na área de dispositivos de realidade aumentada e virtual, Zuckerberg experimentou o Apple Vision Pro e disse que o óculos Quest 3 produzido pela Meta é o produto superior. No novo segmento, a rivalidade das duas empresas só tende a crescer.
Escritório da Apple fica em Cupertino, Califórnia

2 /8Cupertino, California / USA - December 22, 2022: Aerial view of Apple corporate headquarters building in Silicon Valley. Apple Inc. is an American multinational technology company headquartered in Cupertino, California that designs, develops, and sells consumer electronics, computer software, and online services.(A construção do Apple Park custou aproximadamente US$ 5 bilhões.)

3 /8Attendees wait for the start of an Apple Inc. event at the Steve Jobs Theater in Cupertino, California, U.S., on Wednesday, Sept. 12, 2018. Apple will kick off a blitz of new products this week, ending a year of minor updates and setting the technology giant up for a potentially strong holiday quarter. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg via Getty Images(O Apple Park possui o Steve Jobs Theater, um auditório com capacidade para 1.000 pessoas, usado para lançamentos de produtos e eventos importantes da empresa.)

4 /8(Mais de 9.000 árvores foram plantadas no Apple Park, incluindo pomares de frutas, destacando o compromisso da Apple com o meio ambiente e a sustentabilidade.)
+ 4