Tecnologia

Apple atrasa recurso importante para iPhones de 16 GB

Um bug no iCloud impediu o lançamento do recurso


	iPhone 6s: aparelho tem versões de 16, 64 ou 128 GB
 (Reprodução/Apple)

iPhone 6s: aparelho tem versões de 16, 64 ou 128 GB (Reprodução/Apple)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 25 de setembro de 2015 às 16h15.

São Paulo – A Apple atrasou o lançamento do recurso mais importante para quem tem um iPhone com 16 GB de armazenamento interno. Chamada App Thinning, a função deveria ter chegado junto com o iOS 9, mas isso não aconteceu. O motivo? Um bug no iCloud, de acordo com a empresa.

O App Thinning consiste em um recurso que poupa espaço em iPhones porque faz o download de pacotes essenciais da biblioteca de um aplicativo da App Store. 

Em outras palavras, o seu iPhone 5 não vai baixar partes do aplicativo do Facebook que tenham sido criadas para o iPhone 6 ou 6s, dessa forma, diminuindo o seu tamanho.

Por enquanto os donos de iPhones precisarão usar outras técnicas para liberar espaço em seus aparelhos, como transferir todas as fotos para o iCloud, Dropbox ou Box, e deixar poucas músicas na biblioteca (ou assinar um serviço de streaming de música).

A Apple trabalha em uma correção para o bug do iCloud que impede o funcionamento do App Thinning, mas ainda não há previsão de quando o recurso estará funcionando.

Como vai funcionar

Para reduzir o tamanho de apps, a Apple permite que o desenvolvedor envie o código para a App Store em uma linguagem de baixo nível e a compilação para os processadores de 32 ou 64 bits é feita no servidor da empresa. 

Outra etapa é o chamado App Slicing, que consiste em enviar para o produto somente as imagens adequadas para a sua resolução de tela. Texturas de um jogo, por exemplo, tem versões para iPhones e iPads, como o Asphalt. 

A última fase do processo de App Thinning é o On demand resources, que permite downloads que aconteçam conforme o seu progresso. Por exemplo, um jogo pode ser baixado até certa fase. Depois disso, o jogador precisará estar conectado a uma rede Wi-Fi para fazer o download do restante e continuar a jogar.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiOSiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok impulsiona crescimento da cultura sul-coreana e alcança R$ 777 bilhões

Google deve comprar empresa de cibersegurança por US$ 23 bilhões, diz WSJ

Motorola Moto G24 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy A54 é bom? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame