App Ubook leva audiolivros para fora do Brasil
Aplicativo brasileiro vai atuar em países da América Latina
Lucas Agrela
Publicado em 20 de junho de 2018 às 05h55.
Última atualização em 20 de junho de 2018 às 05h55.
São Paulo – Em um espaço deixado pela Amazon , que ainda não trouxe o serviço Audible ao Brasil, empresas de audiolivros oferecem seus aplicativos para Android , iPhone e web com acesso a conteúdos narrados em português. A Ubook, que diz ser a maior do segmento na América Latina, agora internacionaliza o negócio para México, Colômbia e Chile, com audiolivros em espanhol.
A empresa tem a meta de levar o aplicativo a 12 países até o final de 2018, apostando em um modelo de assinatura mensal (24,90 reais) ou anual (199 reais). Com produção própria de audiolivros, em troca de exclusividade com as editoras, o aplicativo tem um acervo de 15 mil obras, sendo 10 mil delas em inglês, 2,5 mil em espanhol e 2,5 mil em português. Vale notar que estão disponíveis revistas e cursos, além dos livros em si.
Para economizar internet, aplicativos desse gênero contam com um recurso à la Spotify : download de capítulos para o smartphone . Se não quiser ocupar espaço no aparelho, é possível também realizar a transmissão online.
Com a ideia de captar clientes mesmo que eles não tenham contas bancárias, o aplicativo adota várias formas de pagamento, como a inclusão da mensalidade na fatura do celular, algo que a Ubook obteve por meio de parcerias com operadoras (Claro, Oi, TIM e Vivo).
Para desenvolver seu aplicativo e expandir a operação, a Ubook recebeu 8 milhões de reais em investimentos diretos. Parte do montante veio de aportes dos fundadores, da Koolen & Partners e da Cypress M3
Assim como a Netflix , que tem suas produções originais, o aplicativo também conta com programas para autores independentes que queiram lançar seus livros diretamente na sua plataforma digital.
Para concorrer com o Amazon Audible, além do pagamento em real sem cobrança de IOF, o Ubook oferece acesso ilimitado ao seu acervo em português. A gigante americana dos livros dá créditos para comprar alguns títulos por mês no seu plano mais básico.
Vagas para o Audbile já circularam no LinkedIn nos últimos anos, mas o serviço ainda não chegou oficialmente ao mercado brasileiro, nem há previsão para tanto.
Outros aplicativos de audiolivros interessantes são Tocalivros e 12Minutos.