Tinder (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de abril de 2014 às 14h55.
O aplicativo para encontros Tinder foi invadido com uma série de perfis falsos que pretendem enganar os usuários ao enviar mensagens spam com links maliciosos.
Os golpistas parecem ter roubado fotos de um estúdio de fotografia americano para criar perfis falsos, segundo informou a empresa de segurança BitDefender Labs.
Ao criar uma combinação entre dois usuários, o perfil falso inicia uma conversa automatizada para convencer a outra pessoa a clicar no link.
De acordo com o BitDefender, as mensagens são geolocalizadas. Desta forma, usuários no Reino Unido recebem links de pesquisas fraudulentas ou cupons falsos de lojas de varejo, já os americanos são levados a clicar para baixar o jogo Castle Clash, por exemplo.
O endereço da URL dá a impressão de ser uma página oficial. Além disso, os golpistas criam os registros em sites .com, legitimando o conteúdo, disse a BitDefender em comunicado.
O Tinder foi procurado e disse estar ciente sobre o problema. A empresa se limitou a dizer que já está tomando as medidas necessárias para remover esses perfis falsos. Asseguramos que um ecossistema autêntico sempre foi e continuará sendo nossa principal prioridade, disse a empresa em comunicado.
O desenvolvedor IGG, responsável pelo game Castle Clash, também disse estar ciente do problema, mas que não tem nenhuma relação com os perfis falsos no Tinder.
Esta não é a primeira vez que o app Tinder sofre ataques de golpistas. No ano passado, a empresa de segurança Symantec divulgou que contas falsas tentavam convencer os usuários a revelar dados de cartão de crédito.