App do Santander agora pode ser usado sem cobrança de internet
Banco registrou aumento de 90% no uso de mobile banking em 2016
Lucas Agrela
Publicado em 26 de abril de 2017 às 17h00.
Última atualização em 28 de abril de 2017 às 11h28.
São Paulo -- O banco Santander oferece, a partir desta semana, acesso grátis aos seus aplicativos para smartphones Android e iPhones. Com a novidade, a internet móvel dos usuários não será cobrada durante operações bancárias feitas pelo celular.
A medida é válida para clientes das operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi, nos apps Santander, Santander Way e Santander Universitários -- esse último dá acesso a estudantes que ainda não são clientes do banco. É possível pagar contas, consultar investimentos e empréstimos e gerenciar cartões de crédito sem gastar dados do seu pacote de internet móvel.
O banco ressalta que a quantidade de transações feitas pelo celular cresceu 90% em 2016 em relação a 2015. Atualmente, mais de 3,6 milhões clientes do Santander utilizam recursos de mobile banking.
"Essa gratuidade é mais que um benefício, pois acaba se transformando em uma economia para o cliente”, disse, em nota, Cassius Schymura, diretor de CRM e plataforma multicanal.
O benefício tem data para terminar: dezembro de 2017.
Outras empresas já tomaram medidas semelhantes em seus aplicativos, como é o caso do e-commerce Netshoes.
A isenção de dados é permitida? O debate em torno do que se chama de Zero Rating (não cobrança pela navegação web em certos apps) é quanto à discriminação dos pacotes de internet, conforme regulamentação do Marco Civil da Internet.
O tratamento isonômico dos pacotes de dados por parte dos provedores de aplicações existe a fim de evitar o favorecimento de algum serviço para algumas pessoas em detrimento do acesso à web de outras.
Essa regulamentação restringe a oferta de acesso grátis a apps por parte das operadoras, mas as empresas, como o Santander, continuam a oferecer a isenção de cobrança de internet como um benefício para o usuário. Isso porque a medida se chama Sponsored Data, quando uma empresa patrocina o tráfego de dados móveis de seus clientes durante o uso do seu aplicativo.
Atualização: A matéria foi atualizada para esclarecer a diferença entre dados patrocinados e Zero-Rating.