App de iPad ajuda no pouso de avião em caso de emergência

O Xavion pode se conectar ao auto-piloto de uma pequena areonave, encontrar o aeroporto mais próximo, levar a aeronave até o local e iniciar o pouso na pista

São Paulo – Um aplicativo criado para iPads poderá, em breve, ajudar o piloto a pousar um avião caso de emergência durante um voo.

O Xavion pode se conectar ao auto-piloto de uma pequena areonave, encontrar o aeroporto mais próximo, levar a aeronave até o local e iniciar o pouso na pista.

O piloto precisa assumir o comando poucos instantes antes de chegar ao solo.

Em situações críticas, o aplicativo pode informar ao piloto que não será possível chegar ao aeroporto em segurança.

Nesse caso, o Xavion irá procurar o campo aberto mais próximo, como uma fazenda.

A atualização do aplicativo com o recurso de integração (via Wi-Fi) ao piloto-automático será oferecida nas próximas semanas.

No momento, o app funciona como um assistente de voo para pilotos, oferecendo informações como rota e mudanças climáticas.

Sistemas similares podem custar até 1 milhão de dólares para serem desenvolvidos e são oferecidos ao mercado por, aproximadamente, 30 mil dólares, segundo reportagem da Popular Science.

O Xavion será um serviço monetizado por uma anuidade de 200 dólares cobrada dos usuários.

Austin Meyer, criador do app, não acredita que ele obterá certificação das autoridades, mas está confiante de que será possível oferecer o serviço sem esse aval.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.