Tecnologia

App ajuda consumidores a rastrear roupas e sapatos desejados

Novos aplicativos de moda usam fotos e tecnologia de reconhecimento de imagem para encontrar roupa similar

Mulher é fotografada com celular: com o aplicativo Asap54 para iPhone os usuários tiram uma foto de um item e descrevem o que é para ajudar o aplicativo a identificá-lo (Getty Images)

Mulher é fotografada com celular: com o aplicativo Asap54 para iPhone os usuários tiram uma foto de um item e descrevem o que é para ajudar o aplicativo a identificá-lo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 11h07.

Toronto - Amantes da moda invejosos de roupas, sapatos e acessórios usados por estranhos ou vistos em websites podem recorrer a novos aplicativos de compras para encontrar, comprar ou alugar itens semelhantes.

Como o aplicativo de música Shazam, que identifica canções baseadas em trechos de músicas, os novos aplicativos de moda usam fotos e tecnologia de reconhecimento de imagem para encontrar uma roupa similar.

"As pessoas veem itens que gostam na rua, mas não podem ir até a pessoa usando-os e perguntar onde compraram", disse Daniela Cecilio, presidente-executiva da startup com sede em Londres Asap54.

"Ou eles podem ver os itens que gostam no Instagram, Tumblr, Facebook ou Twitter, mas não podem clicar para comprá-los", acrescentou, referindo-se os sites de mídia social.

Com o aplicativo Asap54 para iPhone, que foi lançado no mês passado, os usuários tiram uma foto de um item, ou fazem upload de uma imagem já existente, e descrevem o que é para ajudar o aplicativo a identificá-lo. O aplicativo recomenda algo semelhante a partir de mais de 150 parceiros comerciais nos Estados Unidos, Europa e outros países.

O aplicativo Style Eyes para iPhone e Android também usa uma foto para encontrar o artigo desejado ou um semelhante, que pode ser comprado em seu catálogo de 600 varejistas no Reino Unido e 300 nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps para iPhoneGoogleiPhoneModa

Mais de Tecnologia

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China

Xangai se consolida como terceiro maior centro global de fintech

Taxa de autossuficiência energética da China fica acima de 80% em 2024