Exame Logo

Aplicativo permite controlar Google Glass com a mente

O app criado por uma empresa britânica tem código-aberto e está no GitHub

MindRDR (Divulgação)

Lucas Agrela

Publicado em 10 de julho de 2014 às 09h20.

Um novo aplicativo permite controlar os óculos inteligentes Google Glass com a mente. A empresa britânica This Place lançou nesta semana a aplicação de código-aberto MindRDR que, aliada ao headset da EEG chamado de Neurosky, analisa as ondas cerebrais do usuário e as transmite para o Google Glass. Com isso, é possível, por exemplo, tirar uma foto com o poder do pensamento e compartilhá-la no Facebook ou no Twitter.

O MindRDR é o responsável por traduzir as ondas cerebrais do usuário, quando ele estiver concentrado, para comandos executáveis e os envia por conexão Bluetooth ao Glass. Toda a análise fica por conta do biosensor Neurosky, lançado em 2012.

Veja também

Ao oferecer o aplicativo de código-aberto no GitHub , a This Place espera que desenvolvedores possam criar projetos mais avançados com o MindRDR.

Além de dar uma nova funcionalidade ao Google Glass, a expectativa dos criadores do aplicativo é que ele ajudar pessoas que estão paralisadas ou que sofrem da síndrome de encarceramento (LIS), situação em que a pessoa está consciente, porém, não pode se mover ou se comunicar.

Veja 11 imagens do Google Glass desmontado

Clique para abrir o link no navegador
Embed da galeria:
Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:Computação vestívelEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle GlassINFOTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame