Tecnologia

Aplicativo de iPad e iPhone adiciona trilha sonora a e-books

A empresa Booktrack oferece livros com trilha musical na App Store com o objetivo de atrair o público jovem para a leitura

A Booktrack quer atrair público jovem para os livros, mas há quem ache que a música é incômoda por desviar a atenção da leitura (Reprodução)

A Booktrack quer atrair público jovem para os livros, mas há quem ache que a música é incômoda por desviar a atenção da leitura (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2011 às 16h46.

São Paulo -- Que tal "escutar" um livro em vez de apenas lê-lo? Essa é a proposta da Booktrack, empresa que desenvolveu um aplicativo que integra aos e-books efeitos de áudio, como narrações e sons ambiente. O programa, disponível para iPad e iPhone, pode ser encontrado na App Store, a loja da Apple, e sua primeira versão, The Adventures of Sherlock Holmes – The Adventure of the Speckled Band, de Arthur Conan Doyle, pode ser baixada gratuitamente.

A companhia por trás do aplicativo foi fundada por Peter Thiel, cofundador e ex-CEO do PayPal, além de membro do conselho do Facebook, em parceria com editoras e músicos de diversas parte do mundo. Até o momento, apenas cinco livros podem ser baixados no iTunes. Entre os títulos estão O Poder dos Seis (12,99 dólares, não disponível na App Store brasileira), de Pittacus Lore, Rikki-Tikki-Tavi (gratuito), de Rudyard Kipling, O Gigante Egoísta (gratuito), de Oscar Wilde, e a fábula O Patinho Feio (gratuito).

In the Sputh, do premiado autor Salman Rushdie, será lançado até o final deste ano. Segundo os envolvidos no projeto, o livro terá uma trilha sonora clássica composta pela Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia exclusivamente para o e-book.

A iniciativa de Thiel é chamar a atenção do público jovem e aumentar o seu interesse pela literatura. "É emocionante testemunhar a criação de uma nova forma de mídia", diz o fundador da Booktrack. Há, no entanto, quem discorde do investidor. "Isso soa como o oposto do que prega a leitura. Seria uma distração", afirma David Nicholls, autor do bestseller Um Dia.

Acompanhe tudo sobre:AppleAppsCelularesE-booksiPadiPhoneLivrosSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não