Tecnologia

Apesar de venda recorde de iPhones, Apple registra queda nos lucros

Número de iPhones vendidos chega a 33,8 milhões; receita também cresceu de forma considerável, mas lucros caíram para 7,5 bilhões de dólares

iphone5s (Getty Images)

iphone5s (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2013 às 18h27.

A Apple liberou nesta terça-feira seus resultados do quarto trimestre do ano fiscal, finalizado em 28 de setembro. E surpreendentemente, o número de iPhones vendidos superou as expectativas e bateu o recorde do período, chegando a 33,8 milhões de unidades – contra 26,9 mi do ano passado. No entanto, o lucro foi menor do que o mesmo trimestre de 2012. 

O total divulgado não foi dividido entre iPhone 5s e iPhone 5c, mas sabe-se que no período foram entregues às lojas 9 milhões de unidades dos dois smartphones. Ou seja, dessas mais de 30 milhões de unidades, ao menos 24,8 mi são de iPhones 5 ou anteriores – compras motivados, talvez, pela redução nos preços dos modelos “antigos”.

A receita também aumentou de forma considerável de um ano para o outro, indo de 36 bilhões de dólares para 37,5 bi. O resultado, no entanto, não foi de todo positivo, já que o lucro caiu de 8,2 bilhões de dólares para 7,5 bilhões – resultado melhor que o do mesmo período em 2011 e que o terceiro trimestre deste ano fiscal, ao menos.

Em termos de vendas, apesar do bom número de unidades vendidas de iPhones, a Apple viu o mercado de tablets estagnar. O número de iPads comercializados chegou a quase 14,1 milhões, um aumento de menos de 100 mil unidades em relação ao quarto trimestre do 2012 fiscal. O número, no entanto, foi divulgado antes do lançamento dos dois novos modelos, o que ainda deixa Tim Cook animado. “Imagino que este será um Natal de iPads”, disse em coletiva, esperançoso quanto as vendas do iPad Air e do iPad Mini 2.

Nos computadores, os Macs seguiram o ritmo do mercado e tiveram uma queda de 400 mil unidades comparando 2013 com 2012 – de 4,9 para 4,5 milhões. O resultado ainda é significativamente melhor que o do trimestre anterior neste ano fiscal, mas ainda mostra que nem mesmo a Apple está conseguindo manter os desktops e notebooks em alta – apesar de que os números sofrem do mesmo mal do iPad, sendo divulgados antes dos novos modelos de MacBook Pro chegarem ao mercado.

Por fim, os iPods se encontram em queda livre no número de novas unidades comercializadas. Do terceiro para o quarto trimestre de 2013, as vendas caíram de 4,5 para 3,4 milhões. E o resultado é ainda pior se compararmos ao mesmo período de 2012, em que 5,3 mi deles saíram das lojas nas sacolas dos consumidores.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOiPadiPhoneiPhone 5sMacSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fim do passaporte? Índia, Finlândia e Cingapura apostam em reconhecimento facial como "documento"

Agentes de IA, energia limpa e criptos; saiba as principais tendências de tecnologia para 2025

Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024

GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotiva