Tecnologia

Apesar de bloqueio do governo, turcos continuam a acessar Twitter

Os turcos conseguem acessar o site por um serviço alternativo de DNS

Turquia Twitter (Reprodução/Instagram)

Turquia Twitter (Reprodução/Instagram)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2014 às 09h35.

Depois de ser envolvido em um processo de corrupção revelado em gravações vazadas no YouTube, o Primeiro Ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan iniciou uma campanha para censurar a divulgação do vídeo na internet. Nas vésperas das eleições gerais do dia 30, Erdogan conseguiu bloquear o Twitter em todo o território turco, na tarde de ontem.

Porém, ao contrário de outros sistemas complexos para bloquear sites (como o usado pela China), o sistema turco, um simples bloqueio de acesso DNS, já foi burlado pelos cidadãos da Turquia.

Os turcos estão acessando o site por um serviço alternativo de DNS, divulgado em vários lugares da internet e pichado em diversas ruas de Istambul.

O número de mensagens postadas pelos turcos do Twitter nem ao menos caiu: de acordo com estatísticas do Twitturk, que registra o uso do Twitter na Turquia, quase meio milhão de tweets foi postado nas primeiras 10 horas após o bloqueio.

Além disso, as hashtags #TwitterisblockedinTurkey e #TurkeyBlockedTwitter chegaram aos trending topics mundiais poucas horas depois que Erdogan bloqueou o site.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCensuraEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEuropaINFOInternetRedes sociaisTurquiaTwitter

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA