Rubin: “Nós decidimos que as câmeras digitais não eram um mercado grande o suficiente. Eu estava preocupado com a Microsoft e com o Symbian. Não tinha preocupações com o iPhone ainda” (Josep Lago/AFP)
Da Redação
Publicado em 16 de abril de 2013 às 15h43.
São Paulo - O sistema Android atualmente lidera o mercado estando presente em quase 70% dos smartphones no mundo. Mas a plataforma originalmente não foi desenvolvida para estes aparelhos.
A revelação foi feita por Andy Rubin, criador do Android. Durante uma apresentação no Japão, Rubin afirmou que sua equipe desenvolveu o sistema pensando nas câmeras digitais.
Segundo Rubin, inicialmente o Android foi criado para melhorar a conexão entre câmeras digitais e computadores. A experiência com aplicativos em câmeras também estava no planejamento.
No entanto, mesmo antes de a Apple anunciar o iPhone em 2007, Rubin afirmou que a tendência para um mercado móvel ficou mais clara e optaram por mudar o foco.
“Nós decidimos que as câmeras digitais não eram um mercado grande o suficiente. Eu estava preocupado com a Microsoft e com o Symbian. Não tinha preocupações com o iPhone ainda”, disse Rubin.
A visão de criar um sistema operacional gratuito veio também com a queda dos preços de componentes para dispositivos móveis à época.
“Nós queríamos a maior quantidade possível de celulares rodando o Android. Portanto, em vez de cobrar US$ 59 ou US$ 69 no sistema, nós o oferecemos de graça, pois sabíamos que a indústria era sensível aos preços”, disse Rubin.
Muita coisa mudou desde então, mas de alguma forma a ideia original de Rubin também acabou se concretizando em produtos lançados no ano passado como as câmeras Samsung Galaxy Camera e Nikon Coolpix S800c.