Tecnologia

Anatel quer medir qualidade da banda larga fixa

Serão avaliadas as principais empresas que possuem mais de 50 mil acessos de banda larga fixa --Oi, Net, Telefônica Brasil, GVT, CTBC Telecom, Embratel e Cabo Telecom


	Banda Larga: a medida da Anatel acontece pouco depois de a agência ter bloqueado as vendas de TIM, Oi e Claro em diversos Estados
 (Luis Ushirobira/Info)

Banda Larga: a medida da Anatel acontece pouco depois de a agência ter bloqueado as vendas de TIM, Oi e Claro em diversos Estados (Luis Ushirobira/Info)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2012 às 19h47.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta quarta-feira seu programa de medição da velocidade da banda larga fixa, que contará com a colaboração dos usuários e terá os primeiros resultados divulgados em dezembro.

A expectativa do governo é que essa medição aumente a concorrência entre as teles, force uma potencial redução nos preços da Internet fixa e dê mais transparência para o usuário escolher os serviços que quer contratar.

"Precisamos dessa base de dados para atuarmos efetivamente" na fiscalizaçao, afirmou o conselheiro da Anatel, Jarbas Valente.

Segundo ele, houve muitas reclamações de usuários quanto aos serviços de banda larga fixa e as garantias das empresas de fornecer apenas 10 por cento da velocidade nominal contratada é muito baixa.

Serão avaliadas as principais empresas que possuem mais de 50 mil acessos de banda larga fixa --Oi, Net, Telefônica Brasil, GVT, CTBC Telecom, Embratel e Cabo Telecom.

"O plano para aferir qualidade da banda larga vai aumentar competição entre as empresas e com certeza vai ajudar usuário a se orientar e trabalhar melhor", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em coletiva na sede da Anatel, em Brasília.


"Acredito que a tendência é diminuir mais os custos (ao usuário) e aumentar as velocidades (da Internet)", disse o ministro.

A medida da Anatel acontece pouco depois de a agência ter bloqueado as vendas de TIM, Oi e Claro em diversos Estados por conta de qualidade considerada insatisfatória de serviços.

A medição da qualidade da banda larga fixa será feita todos os meses a partir de outubro pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) e permitirá que usuários voluntários de banda larga colaborem para isso.

A meta é que a velocidade média oferecida seja de 60 por cento no primeiro ano, 70 por cento nos próximos 12 meses e 80 por cento a partir daí.

Segundo Bernardo, a questão da velocidade da banda larga é importante e pode ser tratada em um possível leilão da frequência a 700 megahertz (mhz) para Internet móvel de quarta geração (4G).

"Na hora que for licitar o 700 mhz tem que colocar termos para velocidade ofertada", afirmou, reafirmando o interesse de potencialmente fazer a licitação em 2013.

Acompanhe tudo sobre:InternetTelecomunicaçõesBanda largaAnatel

Mais de Tecnologia

O paradoxo do Trump Phone: nacionalista por fora, chinês por dentro

Novo executivo do Xbox diz que Microsoft não irá desistir do negócio de consoles

Google leva IA do DeepMind ao Palmeiras para prever jogadas

China prepara plano de R$ 1,53 trilhão para expandir data centers