Loja da Claro em São Paulo: a liberação das vendas está condicionada à apresentação de um plano de melhorias dos serviços (Antonio Milena/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 24 de julho de 2012 às 18h44.
Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá tornar públicos os compromissos de melhoria de qualidade que serão assumidos pelas operadoras de telefonia celular para que os usuários possam acompanhar o cumprimento das medidas. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, os dados serão disponibilizados na internet.
“A Anatel vai fiscalizar, vai colocar na internet, as pessoas vão saber o que vai ser feito de compromisso e como está o cumprimento disso ao longo do tempo”, disse o ministro à Agência Brasil.
Bernardo se reuniu na manhã de hoje (24) com a presidente Dilma Rousseff, que considerou as medidas da Anatel adequadas, mas cobrou o acompanhamento das propostas de melhoria apresentadas pelas empresas. “Não podemos fazer uma medida extrema como essa e não ter resultados. Queremos que o resultado seja sentido”, informou o ministro.
Começou a valer ontem (23) a proibição de comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro. A liberação das vendas está condicionada à apresentação de um plano de melhorias dos serviços. Bernardo estima que em 15 dias o governo possa conhecer as soluções que serão implementadas pelas empresas nos próximos meses.
O ministro também tratou com a presidente sobre um decreto que vai estabelecer os critérios para decidir quais canais serão incluídos nos pacotes de TV por assinatura.