Tecnologia

América Latina terá 90 milhões de novos usuários de celular até 2009

Argentina, Brasil, México e Colômbia constituem o principal mercado para aplicativos, aparelhos e serviços wireless nos próximos cinco anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

O número de usuários de telefone celular na América Latina crescerá entre 55 milhões e 90 milhões de novos assinantes entre 2004 e 2009. A projeção do site especializado eMarketer aponta esse avanço expressivo, ainda que não se compare à taxa de crescimento registrada entre 2001 e 2004, quando a base de clientes dobrou na região.

Argentina, Brasil, México e Colômbia vão responder pela maior parte do crescimento, aproximadamente 55 milhões de clientes. Os quatro países constituem o principal mercado para aplicativos, aparelhos e serviços wireless nos próximos cinco anos. Com a entrada do Chile neste grupo, tem-se quase 80% da base total de assinantes da América Latina, de acordo com o Yankee Group.

Segundo a análise, as operadoras da região -- como as de outros países em desenvolvimento --, precisam compensar o faturamento declinante com voz ofertando novos serviços de dados com alto valor agregado. Na região Ásia-Pacífico, as operadoras obtêm 23% da receita média por usuário com serviços de dados. Na América Latina, essa participação é de apenas 5%.

As operadoras expandiram sua base de assinantes com usuários pré-pagos, cujos custos de captação são os mais baixos, porém apresentam também o mais baixo faturamento por usuário e a mais alta taxa de desistência. Os assinantes pós-pagos e corporativos representam um alvo muito mais atraente para as operadoras, mas também os mais altos custos de captação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman