Amazon cria sistema de pagamento online para concorrer com PayPal
Login and Pay with Amazon é uma evolução do já existente sistema de pagamento da companhia, que exigia que clientes fossem ao site para concluir a compra
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2013 às 05h10.
São Paulo A Amazon lançou nesta terça-feira o novo sistema Login and Pay with Amazon. O serviço deve permitir que clientes da loja online paguem de tudo usando o login do site, inclusive em páginas que não a da própria empresa.
A ferramenta é basicamente uma evolução do já existente sistema de pagamento da companhia, que exigia que os clientes fossem redirecionados ao site. Agora, em vez disso, ao fim de uma compra é apresentado um botão Pay with Amazon bem ao lado das opções de cartões de crédito e do novo concorrente PayPal.
A ideia da Amazon é dar a outras lojas online uma API para implementar o sistema de login/pay nos próprios endereços. Dessa forma, diversas páginas poderão até dispensar a criação de um sistema próprio e dar fácil acesso aos clientes da gigante que tem uma base de cerca de 215 milhões de usuários cadastrados.
Concorrência Para a própria Amazon, a criação do novo serviço significa a entrada em um mercado de transações online que hoje tem presença forte do PayPal. Em fevereiro, o rival já havia sido usado por pelo menos 49% dos norte-americanos para transações online, por exemplo, e era conhecido por pelo menos 72% dos compradores do país.
No então, dada a base instalada de usuários, a gigante do comércio online deve entrar com toda a força no ramo. Para clientes (da própria Amazon ou não), isso não deixa de ser uma boa notícia, já que, além da facilidade de um cadastro único, a concorrência sempre pode ajudar.
Detalhes técnicos O sistema de pagamentos da Amazon pode ser usado na web, no Kindle, no iOS e no Android. As taxas da transação são simples: 2,9% + 0,30 centavos de dólar por compra o valor pode ser reduzido de acordo com o volume. Interessados em implantar o serviço na loja online podem conferir mais informações aqui.