Exame Logo

Alphabet.com pertence à BMW. E agora, Google?

Larry Page e Sergey Brin terão que convencer a BMW a vender a marca e o domínio. Existem cerca de outras 100 companhias nos EUA com o nome Alphabet

Google: fundadores não pesquisaram antes de criar nome da nova holding, Alphabet (Mark Wilson/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2015 às 14h23.

São Paulo – Parece que Larry Page e Sergey Brin não pesquisaram no Google antes de nomear sua nova empresa. Pelo menos agora, nós sabemos porque o domínio da Alphabet ( abc.xyz ) é tão estranho.

Alphabet é a nova empresa criada pelo Google nesta semana. Ela irá comandar todas as marcas que hoje fazem parte da gigante -- inclusive o próprio Google.

Segundo o New York Times, o domínio alphabet.com, bem como a marca Alphabet, já pertencem a outra empresa. Qual? Ninguém menos que a montadora alemã BMW .

Micaela Sandstede, porta-voz da empresa, disse ao New York Times que a montadora não foi informada com antecedência sobre os planos do Google e que não recebeu nenhuma oferta de compra da marca.

"Nós não estamos planejando vender o domínio", ainda reforçou Sandstede. De acordo com ela, a empresa Alphabet, uma das subsidiárias da BMW, é parte importante dos seus negócios.

Ela presta serviços com frotas de veículos a outras companhias.

De acordo com a porta-voz da BMW, a empresa está analisando se o Google cometeu alguma irregularidade em relação à marca ou ao domínio na internet .

De A a Z

O problema dos fundadores do Google, no entanto, vai além de uma briga com a BMW. Segundo a Reuters, outras 100 companhias nos EUA estão registradas com a palavra Alphabet.

Existe, por exemplo uma empresa chamada Alphabet Inc. (que é exatamente o mesmo nome adotado pelo Google), no estado de Ohio, que foi fundada em 1965. Ela fabrica componentes elétricos para a indústria automobilística, de acordo com a Bloomberg.

Não sabemos quem vai vencer esta briga, mas é interessante ver que mesmo o Google tem dificuldade em encontrar um nome original quando quer criar uma empresa.

A Alphabet/Google ainda não se manifestou sobre o assunto.

Veja também

São Paulo – O Google anunciou ontem grandes mudanças dentro da empresa. A principal delas é a criação de uma nova empresa, chamada Alphabet. Ela será comandada pelos dois fundadores do Google, Larry Page (que assume como CEO) e Sergey Brin (com cargo de presidente). A novidade permitirá que os diversos negócios que o Google tem sejam geridos de forma independente. Na prática, o Google Inc. se transformará em Alphabet Inc. O nome da nova empresa significa Alfabeto em português. Aparentemente, o objetivo da empresa é ter um representante para cada letra. A seguir você vê quais são as pecinhas que já foram encaixadas nos negócios da Alphabet.
  • 2. Google

    2 /12(Justin Sullivan/Getty Images)

  • O Google continuará existindo. Ele será subordinado à Alphabet. Quem assume como CEO do Google a partir de agora é Sundar Pichai (na foto), que estava como número dois da empresa há quase um ano. Continuarão sob o comando do Google produtos como Android, Chrome, YouTube e buscas. O Google, portanto, não deixará de existir. Ele continuará sendo a principal empresa sob o comando da Alphabet, nesse momento.
  • 3. X

    3 /12(Divulgação)

    Google X é o laboratório de desenvolvimento do Google. No primeiro comunicado, Larry Page afirma que o X agora será subordinado à Alphabet. Ele deve continuar sob administração de Sergey Brin. De dentro do X saíram experimentos interessantes, como o Google Glass ou o projeto Loon, que quer levar internet a pontos distantes do mundo usando balões.
  • 4. Sidewalk Labs

    4 /12(Divulgação/Sidewalk labs)

    A Sidewalk Labs é um dos esforços mais recentes do Google. A ideia é criar ambientes melhores em grandes centros urbanos. A criação da empresa foi em junho deste ano. A primeira ideia a ser colocada em prática pela empresa é substituir orelhões por totens de alta tecnologia em Nova York. O CEO da Sidewalk Labs é Dan Doctoroff, que foi CEO da Bloomberg e ocupou cargos públicos em Nova York.
  • 5. Boston Dynamics

    5 /12(Divulgação)

    A Boston Dynamics é uma empresa focada na criação de robôs. Alguns robôs que ganharam fama na internet correndo e pulando obstáculos são frutos das pesquisas da empresa. De acordo com o site Recode, a Boston Dynamics também será subordinada à Alphabet e não ao Google. A informação ainda não foi oficialmente divulgada.
  • 6. Life Sciences

    6 /12(Divulgação/Google)

    A Life Sciences é uma divisão do laboratório do Google com foco em saúde. É importante não confundir a divisão com a Calico – que é uma empresa completamente separada. Entre os frutos de pesquisas da Life Sciences estão as lentes de contato inteligentes para medição de diabetes (na foto) e a colher que se adapta a tremores, que deve ajudar pessoas com algumas doenças, como Parkinson.
  • 7. Fiber

    7 /12(Reprodução/YouTube)

    Como uma empresa de internet, um dos maiores interesses do Google era levar conexão de alta velocidade ao máximo de casas possíveis. O Fiber tem exatamente essa missão. As primeiras cidades a receber a conexão por fibra do Google foram Austin e Kansas City, ambas nos Estados Unidos.
  • 8. Nest

    8 /12(Divulgação)

    A Nest é o foco do Google na internet das coisas. Ela foi fundada por Tony Fadell, um dos criadores do iPod. Depois de sair da Apple, Fadell começou a empresa e chamou a atenção por desenvolver um termostato inteligente e conectado. A Nest foi uma das maiores compras da história do Google. Em 2014, o negócio foi fechado por 3,2 bilhões de dólares. Tomando como base a construção da Alphabet, a Nest deve ser uma peça importante lá dentro daqui para frente.
  • 9. Calico

    9 /12(Chip Somodevilla/Getty Images)

    A Calico é a tentativa de Larry Page de vencer a morte. Pode parecer exagero, mas a missão da empresa é aumentar a longevidade e fazer estudos sobre saúde. O CEO da Calico continuará sendo Arthur Levinson (na foto, com Barack Obama). A empresa foca em entender o envelhecimento e afirma que este é um dos maiores mistérios científicos. Ela faz estudos relacionados a genética e DNA.
  • 10. Capital

    10 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    A Google Capital é o braço de investimentos do Google, ou melhor, da Alphabet. A empresa afirma que tem como missão investir em pessoas e ideias que sejam apaixonadas por tecnologia e pelos efeitos que ela pode gerar. Entre as empresas que a Google Capital já investiu estão o Duolingo (para ensino de outras línguas) e SurveyMonkey (para criação de pesquisas online).
  • 11. Ventures

    11 /12(Reuters)

    O Google Ventures tem uma atuação parecida com a Google Capital. Ambas investem em empresas de tecnologia e startups. A diferença é que a Ventures tem pouco controle do Google sobre suas ações. A empresa atua, de forma geral, como uma venture tradicional. Em vez de contar com vários sócios, no entanto, tem como único investidor o Google. Entre as empresas que já receberam investimentos da Ventures, está o Uber.
  • 12. Agora veja apps que apenas usuários do Android podem ter

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AlphabetBMWEmpresasEmpresas alemãsEmpresas americanasEmpresas de internetEmpresas privadasempresas-de-tecnologiaGoogleInternetJornaisTecnologia da informaçãoThe New York Times

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame