Exame Logo

Alexa, da Amazon, agora compreende contexto das suas conversas

Assistente de voz da empresa tenta ser conveniente e parecer mais “humana” em conversa com usuário

Echo Show 8: dispositivo da Amazon tem assistente de voz Alexa e tela de oito polegadas. (Amazon/Divulgação)

Lucas Agrela

Publicado em 24 de setembro de 2020 às 15h00.

Última atualização em 24 de setembro de 2020 às 15h17.

“Alexa, entre na conversa”. Com uma frase simples como essa, a assistente de voz da Amazon pode entrar na sua conversa, compreendendo o contexto, e atender a um comando, como procurar um lugar para pedir uma pizza ou marcar um compromisso na agenda.

A novidade é uma das principais mudanças da assistente de voz da Amazon, disponível em português desde o fim de 2019.

Veja também

A compreensão de contexto de conversas próximas pela Alexa também traz outras conveniências. O usuário pode configurar “rotinas” para que algo aconteça a partir de um determinado gatilho.

Por exemplo, se a Alexa estiver conectada a uma lâmpada inteligente, ela pode acender a luz da sua casa sempre que foi detectado o som de um bebê chorando.

Privacidade

Para evitar preocupações com privacidade, a Amazon oferece controles de dados pessoais em seu aplicativo para smartphones e também traz um botão físico de bloqueio do microfone e da câmera dos dispositivos da linha Echo equipados com a Alexa.

Mais humana

A Amazon anunciou ainda que foram feitos ajustes na Alexa para que ela soe mais como um ser humano, fazendo pausas durante a fala e com um ritmo de comunicação menos robótico.

Novos aparelhos

A Amazon também anunciou uma série de novos dispositivos no seu evento global de hoje. O novo Fire TV Stick Lite (R$349) estará disponível em breve no Brasil.

Os alto-falantes inteligentes também ficaram mais sofisticados, e um pouco mais caros. O novo Echo chegará ao Brasil por 749 reais  e Echo Dot 399 reais. Os aparelhos estarão disponíveis nas cores preta, branca e azul. O Echo Dot com relógio, de 499 reais, estará disponível nas cores branca e azul. A fase de pré-venda dos produtos começa hoje e os dispositivos estarão disponíveis para entrega ainda este ano. O mais avançado de todos é o novo Echo Show 10 que estará disponível na cor preta e será vendido por 1.899 reais.

Acompanhe tudo sobre:AmazonPrivacidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame