Taipé - A taiuanesa Acer detalhou nesta quinta-feira sua investida há muito anunciada em computação em nuvem, uma vez que a combalida fabricante de computadores responde a um mercado de PCs em retração entrando na arena de nuvem contra as líderes Amazon e Google.
A quarta maior fabricante de PCs do mundo quer começar a desenvolver softwares e oferecer serviços de computação on-line sob o nome "Construa sua Própria Nuvem" (Byoc, na sigla em inglês).
A Acer anunciou a Byoc com poucos detalhes ao final de 2013 quando a companhia contabilizou um terceiro prejuízo consecutivo depois que o mercado global de PCs se contraiu em 10 por cento.
Os computadores pessoais têm perdido para tablets e têm sido contornados pela nuvem, onde usuários guardam arquivos remotamente e executam aplicativos via Internet. "O computador ainda é nossa fundação, mas Byoc é uma nova plataforma para integração, compatibilidade cruzada e conveniência", disse o fundador e presidente do Conselho da companhia, Stan Shih, em uma coletiva de imprensa.
A Acer está promovendo a plataforma Byoc como o futuro da computação em nuvem ao focar na chamada "Internet das Coisas", que permite conectividade remota com uma variedade de dispositivos.
Em um vídeo promocional, a Acer detalhou como a Byoc vai permitir que usuários operem eletrodomésticos ou automóveis, por exemplo, usando smartphones.
Shih disse, sem elaborar, que ele ajudará a Acer a encontrar parceiros para iniciativas da Byoc mesmo depois de sua já anunciada aposentadoria em junho.
- 1. Armazéns na nuvem
1 /10(Divulgação)
São Paulo -- Nesta semana, a Amazon lançou seu Cloud Drive no Brasil e o Google reduziu os preços do Google Drive. Esses serviços armazenam fotos, documentos e outros arquivos na
nuvem para acesso em qualquer lugar. Assim, pode-se, por exemplo, fotografar com o smartphone e editar as fotos no PC; ou criar uma planilha no computador e vê-la, depois, no tablet. Os arquivos são sincronizados via internet. Veja como o Cloud Drive e o Google Drive se comparam aos concorrentes.
2. Amazon Cloud Drive 2 /10(EXAME.com)
Espaço grátis: 5 GB Outros planos: 100 GB custam 50 dólares anuais Plataformas: Android, iOS, Windows, Mac Para quem é mais indicado: é uma opção para quem já lotou o espaço gratuito em outros serviços Recém-chegado ao Brasil, o
Cloud Drive sincroniza arquivos no PC e faz upload automático de fotos em dispositivos móveis. O serviço da Amazon é elogiado pela segurança. Mas seu app móvel tem foco nas fotos e não serve para visualizar documentos ou outros tipos de arquivo.
3. Google Drive 3 /10(Divulgação)
Espaço grátis: 15 GB Outros planos: 100 GB por 1,99 dólar mensal Plataformas: Android, iOS, Windows, Mac Para quem é mais indicado: quem precisa de muito espaço ou quer editar documentos no browser Além de armazenar arquivos, o
Google Drive permite a edição de planilhas e textos por meio dos aplicativos online Google Docs, tanto em PCs como em dispositivos móveis. O Google reduziu os preços neste mês e o Drive passou a ter o menor custo por gigabyte para quem precisa ir além do plano gratuito. Os apps móveis oferecem acesso offline aos arquivos. O armazenamento é compartilhado com outros serviços do Google, como Gmail e Google+ Photos.
4. OneDrive 4 /10(EXAME.com)
Espaço grátis: 7 GB Outros planos: 100 GB extras por 8 dólares mensais Plataformas: nativo no Windows Phone e no Windows 8; apps para Android, iOS, Windows 7/Vista e Mac Para quem é mais indicado: usuários de Windows e Office; e quem precisa editar documentos no browser O
OneDrive (antes chamado SkyDrive), da Microsoft, vem integrado ao Windows 8 e ao Windows Phone e pode ser instalado em outras plataformas. Além de sincronizar arquivos entre os dispositivos, ele oferece a possibilidade de editar textos, planilhas e apresentações no browser por meio do Office Online. Em dispositivos móveis, faz upload automático de fotos. Os apps móveis não oferecem acesso offline aos arquivos.
5. Dropbox 5 /10(Divulgação)
Espaço grátis: 2 GB Outros planos: 100 GB por 9,99 dólares mensais Plataformas: Android, iOS, BlackBerry, Windows, Mac, Linux Para quem é mais indicado: quem busca máxima facilidade de uso O pioneiro
Dropbox, lançado em 2008, ainda é o serviço preferido por muitos usuários por ser simples e funcional. Ele sincroniza arquivos, permite acesso offline em dispositivos móveis e faz upload automático de fotos neles. Seu ponto negativo é o preço. Ele oferece apenas 2 GB de espaço gratuito e seus planos pagos têm custo por gigabyte mais alto que o dos concorrentes.
6. Box.com 6 /10(Divulgação)
Espaço grátis: 10 GB (tamanho máximo dos arquivos: 250 MB) Outros planos: por 5 dólares mensais, conseguem-se 100 GB Plataformas: Android, iOS, Windows Phone, Windows 8 Para quem é mais indicado: profissionais e grupos de trabalho O
Box.com tem foco no compartilhamento de arquivos em grupos de trabalho e também oferece planos de uso pessoal. Um de seus atrativos é o mecanismo de busca, que facilita a localização de arquivos na nuvem. Nele, também é possível ver versões anteriores dos documentos e trocar comentários com um grupo. Os apps móveis permitem o acesso offline aos arquivos.
7. Bitcasa 7 /10(EXAME.com)
Espaço grátis: 20 GB Outros planos: três opções pagas, incluindo espaço infinito por 99 dólares mensais Plataformas: Android, iOS, Windows, Mac, Linux Para quem é mais indicado: quem precisa de muito espaço para os arquivos O
Bitcasa se distingue dos concorrentes por ter opção de espaço infinito para os arquivos e também pela maneira como trabalha. Num PC, o Bitcasa aparece para o sistema operacional como se fosse uma unidade de disco local. Num dispositivo móvel, ele sincroniza arquivos e faz upload automático de fotos. O serviço é forte em segurança, já que criptografa os arquivos antes de transmiti-los pela internet.
8. SugarSync 8 /10(Divulgação)
Espaço grátis: 5 GB por 90 dias Outros planos: 100 GB custam 9,99 dólares por mês Plataformas: Android, iOS, BlackBerry, Windows, Mac Para quem é mais indicado: quem quer fazer backup de dados na nuvem Versátil, o
SugarSync permite sincronizar qualquer pasta num PC com o armazém na nuvem. Assim, é fácil configurá-lo para fazer backup automático dos arquivos armazenados no computador. Há planos para grupos de trabalho com boas ferramentas para compartilhamento de arquivos. O plano gratuito do SugarSync vale por apenas 90 dias. Depois, é preciso pagar para usar o serviço. E vale notar que o preço por gigabyte dele é um dos mais altos.
9. iCloud 9 /10(Reprodução de EXAME.com)
Espaço gratuito: 5 GB Outros planos: 100 GB extras por 100 dólares anuais Plataformas: iOS e Mac; acesso limitado no Windows Para quem é indicado: apenas para usuários de produtos da Apple O
iCloud, que vem integrado aos dispositivos da Apple, é usado para armazenar e sincronizar dados de aplicativos e para backup do sistema iOS. Além disso, ele oferece acesso a fotos, lembretes, contatos e outros conteúdos por meio do browser, onde também é possível editar documentos. Mas esse serviço não permite sincronizar um arquivo específico e nem compartilhá-lo com outras pessoas.
10. Agora veja opções para proteger o PC dos vírus: 10 /10(Marcelo Alves / Flickr)