Acompanhe:

Acer Aspire S5

Avaliação do editor Airton Lopes / Equipado com um Core i5 da linha Ivy Bridge, a mais moderna da Intel, o Aspire S5 mostra a força digna de um MacBook Air. O corpo do modelo é leve, com laterais limpas. Duas portas USB 3.0 e conexões Thunderbolt e HDMI ficam camufladas em um compartimento com acionamento […]

Modo escuro

Continua após a publicidade
G
Giovana Penatti

Publicado em 31 de outubro de 2012 às, 09h38.

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / Equipado com um Core i5 da linha Ivy Bridge, a mais moderna da Intel, o Aspire S5 mostra a força digna de um MacBook Air. O corpo do modelo é leve, com laterais limpas. Duas portas USB 3.0 e conexões Thunderbolt e HDMI ficam camufladas em um compartimento com acionamento semelhante ao de um trem de pouso. Aberto, ele suspende a traseira do ultrabook, libera o acesso às tomadas e melhora a refrigeração. O teclado poderia ser melhor.

Avaliação de Giovana Penatti / Leve, fino e potente, o Aspire S5 honra a categoria de ultrabook. O design segue a linha que costumamos ver nesse tipo de computador: acabamento metalizado que lembra aço escovado e dimensões e peso reduzidos (mede 32 por 23 por 1,8 centímetros e pesa 1,184 quilo). É todo na cor preta, inclusive o teclado.

Falando nele, a digitação não chega a ser desconfortável, mas pode ser incômoda. Algumas teclas são muito pequenas, como as setas direcionais e as aspas. Outras são praticamente coladas (Enter com colchete direito e Shift esquerdo com barra invertida), o que causa bastantes erros de digitação. Dá a impressão de que detalhes de ergonomia foram pensados de última hora e o resultado ficou insatisfatório. Por outro lado, o touchpad que fica logo abaixo tem um tamanho bom, de 9,6 por 6,5 centímetros. Ele não tem demarcação de botões, mas isso não é um problema, já que ninguém precisa olhar para saber onde ficam.

Quanto ao hardware, temos uma máquina muito potente. Com processador i5 Ivy Bridge e 4 GB de RAM, dá para esperar um excelente desempenho e ser correspondido.

Benchmark PCMark 7 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Acer Aspire 5

5.928
MacBook Air

4.344

LG Z330

3.552

Samsung Série 9

3.463

O espaço de armazenamento é de 128 GB num SSD. Se não for suficiente, dá para conectar um HD externo em uma das USB 3.0. Além delas, o Aspire S5 é o primeiro ultrabook depois do MacBook Air a ter uma Thunderbolt, que tem altíssima velocidade. Ela permite conectar até seis dispositivos e um monitor DisplayPort em série.

Todas elas ficam escondidas numa porta móvel chamada I/O MagicFlip, acionada por um botão dedicado. Ela fica na parte de trás e, quando aberta, deixa o notebook levemente inclinado. Outra função da I/O MagicFlip é de aumentar a ventilação. Para recolhê-la, o mesmo botão deve ser acionado, mas ela não responde em duas ocasiões: com algo conectado ou quando o sistema precisa de refrigeração.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3pbi3A7J6_k&w=560&h=315%5D

A parte gráfica fica por conta de uma Intel HD Graphics 4000. As placas da Intel são comuns em ultrabooks, mas a maioria vem com a versão 3000; somente o MacBook Air tem a mesma placa que o Aspire S5. O resultado disso é que o desempenho dos dois no Benchmark 3DMark 06 foi quase igual:

Benchmark 3DMark 06 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

MacBook Air

5.405

Acer Aspire 5

5.351

Samsung Série 9

3.975

LG Z330

3.233

A tela tem 13,3 polegadas e resolução de 1366 por 768 pixels. Não é a mais alta da categoria, mas isso não faz com que seja ruim. O mesmo pode ser dito sobre a qualidade do som. Os dois alto falantes localizados na parte de baixo, nas laterais, produzem um som alto para um para um ultrabook, apesar de ser um tanto estridente.

A bateria tem quatro células e duração relativamente pequena para um ultrabook. O teste realizado com o Battery Eater, que faz com que a máquina utilize vários recursos ao mesmo tempo e gaste bastante energia, não teve um desempenho favorável:

Duração da bateria em uso intenso
Barras maiores indicam melhor desempenho

Samsung Série 9

1h53min

MacBook Air

1h39min

Acer Aspire 5

1h27min

LG Z330

1h24min

Apesar do valor não ser exatamente barato, tem um bom custo benefício pelos recursos e funcionalidades que oferece. Dá para dizer que ele é um concorrente à altura do MacBook Air, mas muito mais barato: pelo valor de 3.899 reais, é ideal para quem busca alto desempenho e portabilidade.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/6ac832103941881553d65bf958222503

Ficha técnica

Tela13,3
ProcessadorIntel Core i5-3317U 1,7GHz (Ivy Bridge)
RAM4 GB
ArmazenamentoSSD de 128 GB
GPUVídeo onboard
Peso1,2 kg
SOWindows 7 Home Premium
Duração de bateria1h27min

Avaliação técnica

PrósDesempenho de topo de linha da categoria; conexão Thunderbolt; duas portas USB 3.0
ContrasPouco espaço livre para armazenamento; teclado desconfortável; duração de bateria
ConclusãoCom configuração de ponta e design atraente, é um ultrabook que define a categoria
Configuração9,0
Vídeo e audio8,4
Usabilidade7,5
Design8,5
Bateria7,3
Média8.3
Preço3899

Últimas Notícias

Ver mais
Huawei lança seu primeiro PC com inteligência artificial equipado com processador Intel
Inteligência Artificial

Huawei lança seu primeiro PC com inteligência artificial equipado com processador Intel

Há 5 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais