Tecnologia

Abril Plug and Play abre inscrições para nova turma de startups

Quatro startups serão selecionadas para participar de programa de aceleração; empresas receberão aporte de até 140 mil reais e viajarão ao Vale do Silício

plugandplay (Reprodução)

plugandplay (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 17h08.

Empreendedores de todo o Brasil já podem começar a mandar seus projetos de startups à Abril Plug and Play. A aceleradora, criada pelo Grupo Abril em parceria com o Plug and Play Tech Center, abriu nesta quarta-feira as inscrições para sua segunda turma, focando desta vez em iniciativas feitas na área de soluções mobile.

De todas as startups inscritas, apenas quatro serão selecionadas, da mesma forma que já aconteceu neste ano. Interessados devem estar com os projetos já em estágio inicial de negócio e ter desenvolvido pelo menos um protótipo funcional da solução para dispositivos móveis. As inscrições podem ser feitas por aqui até o dia 19 de outubro.

As quatro startups que superarem o processo de seleção integrarão o programa em dezembro e passarão três meses no escritório da Abril para um período de aceleração. No trimestre, os responsáveis pelas soluções poderão assistir a palestras e participar de workshops e sessões de mentoria com empreendedores mais experientes – entre eles, estão Breno Masi (da Movile), Alex Pinheiro (da EduMobi) e Marco Gomes (da boo-box).

Fora isso, os empreendedores ainda terão disponíveis serviços de parceiros, como Amazon e Youfind Solutions, e recebem um aporte de até 140 mil reais, que deve servir como “capital-semente” para o negócio. O dinheiro também deve ser usado para planejar a visita ao Vale do Silício e à sede da Plug and Play, uma boa oportunidade para adquirir e trocar experiências também no exterior.

Vale lembrar que o processo de seleção é um pouco longo, e avaliadores escolherão antes um grupo de até 50 startups, cujos responsáveis participarão de reuniões com a equipe de seleção. Os melhores candidatos terão depois que se apresentar no escritório do Grupo Abril para falar um pouco da empresa, do grupo e do negócio a uma banca de jurados. Os quatro escolhidos no processo, por fim, serão integrados ao programa em dezembro deste ano.

Ao final dos seis meses de aceleração e viagem, as startups voltarão a apresentar seus negócios em um “Demo Day”. O evento será voltado para o mercado e acionistas da Abril, dando ainda aos empreendedores a chance de conseguir novos investimentos. Pelo apoio oferecido, por fim, a Abril Plug and Play fica com participação acionária nas empresas – algo entre 10% e 15%, dependendo do estágio em que cada uma se encontrará ao final de tudo.

Em maio deste ano, a aceleradora escolheu quatro projetos de soluções mobile para acelerar: a OneTwo, a TraktoPRO, a TruckPad e a Zase. Todas as empresas estão agora se preparando para visitar o Vale do Silício. “Acreditamos que a Abril Plug and Play consolida os esforços do Grupo Abril de inovar ao nos aproximar das startups”, afirmou, em nota, Alexandre Caldini,  presidente da Editora Abril. “Agora o desafio é como conectar as marcas da Abril a esta nova forma de fazer negócios para superarmos as transformações no mercado de mídia.”

//www.youtube.com/embed/wv5BhaYjld8

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoINFOPequenas empresasStartups

Mais de Tecnologia

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Apple TV+ faz em um mês audiência que a Netflix faz em um dia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Mais na Exame