A evolução do iPhone em 12 fotos
Apple apresenta, hoje, mais dois membros da família iPhone. Veja a seguir como o smartphone evoluiu ao longo dos anos
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2013 às 11h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h28.
Lançado em 2007, o primeiro iPhone tinha tela sensível ao toque de 3,5" e quebrava a lógica operante dos celulares. Mesmo assim, sua câmera de 2 megapixels ainda não gravava vídeos.
Não demorou muito para que o aparelho atingisse 1 milhão de unidades vendidas, marca alcançada em setembro de 2007. Eram oferecidos modelos de 4 e 8 GB de armazenamento. Um modelo com 16 GB foi lançado no início 2008.
Apresentado em junho de 2008, o iPhone 3G chegou ao mercado com um novo design, com traseira em plástico, mais capacidade de armazenamento (8 e 16GB) e conectividade 3G.
Apesar das mudanças, o iPhone 3G ainda contava com os mesmos componentes internos do antecessor. Até a câmera de 2 MP e a memória RAM de 128 MB eram as mesmas.
Além da “fantástica” bússola, o iPhone 3G S chegou em 2009 oferecendo um processador mais potente, câmera com gravação de vídeo (VGA) e mais memória RAM (256 MB).
Quando o iPhone 4 foi apresentado em junho de 2010, seu design representou uma ruptura com seus antecessores. O perfil extremamente fino, em vidro e alumínio, combinado com a tela retina (960 × 640 pixels).
Com o novo design, o aparelho também inaugurou o death grip, uma perda de sinal gerada pelas primeiras versões da antena do smartphone que causou bastante controvérsia, inclusive gerou uma família de acessórios, os bumpers.
Com o iPhone 4S, lançado em 2011, a Apple apresentou sua assistente pessoal Siri. Feita para auxiliar o usuário, sua proposta era interagir de uma forma mais eficiente por comandos de voz.
O aparelho manteve o mesmo design e configuração do modelo anterior, com exceção da câmera. Com mais recursos e 8 megapixels, gerou certa polêmica pela constatação de aberração cromática grave nas lentes. As famosas fotos roxas.
Mais fino e comprido, o iPhone 5 chegou em 2012 com uma nova proporção de tela. Mais próxima do 16:9, a tela de 4 polegadas torna o consumo de vídeo mais agradável, mas ainda foi considerada pequena por muitos, em especial quando comparada com o universo Android.
O aparelho é o primeiro da marca compatível com redes LTE, mas num padrão diferente do brasileiro, algo que até hoje não foi resolvido.