1/9(Library of Congress Prints and Photographs Division)
Apesar de ser um formato antigo, o GIF ainda é o responsável por uma das maiores parcelas de risos internet afora. Seja com cenas de filmes ou com meras sequências de fotos, as breves animações servem para ilustrar as mais diversas situações. Então, caso você já tenha se perguntado como criar um GIF, selecionamos algumas opções de ferramentas para isso. São webware em sua maioria, mas há também apps para Android, iOS e Windows Phone, cada um com sua peculiaridades. Confira a lista a seguir. Ao lado, a sequência "The Horse in Motion" (1878), de Eadweard Muybridge, que descreve bem a ideia do GIF moderno.
Talvez a mais prática solução para criar GIFs na lista, o GifMaker.me tem funcionamento bem intuitivo. Basta clicar em “Upload Images”, selecionar as imagens que você quer usar no GIF e subi-las. Aguarde até que todas sumam da lista e use o painel de controle para configurar o tamanho da animação – “Canvas Size” define a resolução, enquanto “Animation Speed” acerta a velocidade de transição de imagens. Para finalizar, aperte “Create Now”, aguarde – o processo de criação do GIF pode levar algum tempo, dependendo da quantidade de imagens – e depois clique em “Download the GIF Image now”, logo abaixo do botão preto. O GifMaker.me é ótimo para criar as gif-biografias, que já não estão mais tão em alta, mas ainda servem como base para muitos outros conceitos.
Diferente do GifBoom, o GifUp permite escolher imagens do Flickr para usar na animação, além de fotos já salvas no HD e outras tiradas na hora com a webcam. Neste último caso, há até uma ferramenta de edição, para girar, inverter, cortar, aplicar filtros e inserir textos nos arquivos. Os GIFs podem ter seis tamanhos diferentes, todos quadrados, e a transição de imagens pode ser escolhida entre quatro pré-definidas.As criações podem ser pré-visualizadas antes de serem salvas, e o serviço permite compartilhá-las facilmente no Facebook e no Twitter – além de guardá-las no computador, claro. O grande problema do GifUp é a interface, no entanto – cheia de anúncios e colorida demais.
Solução com jeito de Vine para criar GIFs em Androids e aparelhos com iOS, o GifBoom permite montá-los com base em uma sequência de fotos do álbum do smartphone. As animações também podem ser feitas com base em vídeos e, claro, gravadas na hora. Vários objetos e efeitos ainda podem ser adicionados aos GIFs, deixando-os mais divertidos. Como na rede social de vídeos curtos, você pode seguir outros usuários no GifBoom e ainda conferir posts de destaque, curtindo-os e compartilhando-os com seus próprios seguidores. A rede, no entanto, não é tão movimentada quanto a do Vine ou a do Instagram.
Apenas para iOS, o Loopcam funciona mais ou menos como o GifBoom e ajuda a criar GIFs sem muito trabalho. Tudo que você precisa fazer é apontar e sair tirando fotos e fazendo quantas tomadas desejar. A simplicidade é tanta que os ajustes pós-clique se resumem a alguns “adesivos” para colar e às tags e descrições para escrever. O aplicativo ainda com uma rede social própria, onde usuários podem compartilhar as animações criadas. Claro, dá para enviá-las também para outras redes, como Twitter, Facebook, Tumblr, e-mail e até por MMS.
Não muito diferente de outras soluções do gênero, o Gifninja ainda ganha seus pontos pela facilidade de uso e pela interface despoluída – ao contrário do GIFSoup e do GifMaker, por exemplo. Clique em “Select Files” para começar a criar, escolhendo uma sequência de fotos ou um vídeo de até 20 MB.Feito o upload, o serviço apresenta uma prévia da criação com um controle deslizante de velocidade. Acrescente um título e uma legenda para depois clicar no botão para gerar o GIF final. O Gifninja dá opções para compartilhá-lo em redes sociais, baixá-lo ou simplesmente apagá-lo do servidor.
Também apenas para iOS, o Gif Flash Camera pode usar conteúdo que está guardado no smartphone ou capturado na hora para criar os GIFs. Escolha ou capture os arquivos para depois apenas ajustar a velocidade e a forma de repetição. Com tudo pronto, pode salvar na galeria do aparelho.Para ajustes mais “vastos” no app, vale a pena entrar nas configurações. Nelas, dá para definir o tempo entre as tomadas e o número de imagens das animações, por exemplo. Os resultados podem ser compartilhados no Facebook, no Twitter, no Flickr e no Tumblr.
Um dos serviços mais populares na hora de criar GIFs, o GIFsoup faz as animações com base em vídeos do YouTube. Para usá-lo, é preciso antes criar uma conta ou fazer login no site com o Facebook. Depois disso, é só colar a URL de um clipe no campo indicado da página inicial e carregá-la. Por padrão, usuários com contas “Free” só podem criar GIFs com 10 segundos do clipe. Então, defina o tempo com os comandos abaixo do vídeo, confira o resultado e aperte o botão azul, “Generate Animated GIF”. Apesar de prático, o resultado do serviço será uma animação pequena, tanto em duração quanto em tamanho – mas ainda assim suficiente se o intuito for apenas se divertir, como nesse caso aqui. Quem quiser mais opções de configuração precisará de uma conta Premium, que, claro, é paga.
Para Windows Phone 8, o app de câmera Blink captura uma série de imagens em sequência e as transforma em uma breve animação – quase um GIF, na verdade. Pode não parecer muita coisa, mas o aplicativo tira diversas fotos antes mesmo de o usuário apertar o botão. Ele faz o mesmo depois que um retrato é tirado, e depois apresenta todas as imagens capturadas em uma sequência. E é aí que o app mostra o que mais pode fazer. Dentro da lista de fotos, cabe a você escolher uma sequência delas para criar um “blink”. O número de imagens que compõem a animação é limitado a algumas poucas, e não para fazer um “filminho” cheio de detalhes – ainda assim, deve ser suficiente. Os “GIFs” criados pode ser compartilhados no Twitter, no Facebook e na rede social do próprio Blink, a BLINK.so.cl.
Aprenda a resolver o problema de armazenamento cheio no iPhone: deletando apps e arquivos, limpando cache e cookies ou adquirindo mais espaço no iCloud. Confira soluções práticas
Aprenda a criar e ingressar em reuniões, montar equipes, usar chats e aplicativos no Microsoft Teams. Descubra recursos para tornar o trabalho mais colaborativo e eficiente