Depois de marcar o fechamento definitivo do Reader para o dia 1o de julho, o Google provocou um bom alvoroço entre os usuários do serviço.
Para se ter uma ideia, já há até mesmo petições na internet exigindo que a empresa não descontinue um dos mais populares agregadores de feeds RSS.
Caso a petição não dê certo, no entanto, o serviço deve mesmo ser descontinuado no dia 1o de julho. Por isso, caso você o utilize, é bom começar a procurar uma alternativa que agrade. Para ajudar, separamos oito delas, que você pode conferir a seguir.
Este leitor e agregador de feeds RSS online é baseado na antiga interface do Reader. Por isso, deve agradar aos mais apegados ao serviço do Google.
Ele apresenta as mesmas funcionalidades do outro leitor, mostrando os sites assinados em um menu do lado esquerdo é possível até mesmo importar os feeds do Reader para ele.
Uma funcionalidade interessante no The Old Reader é a possibilidade de seguir seus contatos que também o utilizam. Assim, você pode conferir posts compartilhados por eles no já mencionado item Shared do menu e também compartilhar notícias com eles. Para isso, basta clicar no botão Share, que aparece no fim de cada matéria.
[Acesse o The Old Reader pelo Downloads INFO]
Outra boa alternativa é o NetVibes, que, além de ser um leitor e agreagador de RSS, apresenta uma série de widgets que permitem até mesmo conferir e-mails na interface dele.
No entanto, o que mais interessa é o leitor de RSS. Ele apresenta um visual bem parecido com o do Reader, embora um pouco mais carregado. Para ativá-lo, basta mudar a chave, na barra superior da tela, de widgets para reader. É possível também importar os feeds do Google Reader como OPML, simplesmente clicando em Add content e em Import.
O NetVibes conta ainda com um recurso de read it later, para ler o artigo selecionado depois. Para usá-lo, simplesmente marque o quadradinho ao lado do título e, na barra cinza superior, clique no botão que tem uma folha (Mark all as read) e selecione Read later. Os textos ficarão salvos na opção Read later do menu do lado esquerdo.
[Acesse o NetVibes pelo Downloads INFO]
Seguindo também o visual do Reader, o NewsBlur é bem menos carregado que o NetVibes, dispensando os widgets e se resumindo a um leitor e agregador de feeds RSS.
Os serviços assinados ficam dispostos no menu do lado esquerdo da tela, bastando clicar em um deles para conferir as últimas notícias no lado direito. Adicionar feeds também é tão simples quanto a função no Reader, sendo necessário apenas clicar no botão + no canto inferior esquerdo da tela.
O NewsBlur conta com versões também para Android e iOS e com planos pagos e um gratuito, que, no entanto, é muito limitado. É possível, por exemplo, adicionar no máximo 12 feeds RSS à lista. Por isso, mesmo que você resolva importar todos os muitos sites da lista do Google Reader, poderá ativar apenas uma dúzia deles.
[Acesse o NewsBlur pelo Downloads INFO][Baixe o NewsBlur para Android pelo Downloads INFO][Baixe o NewsBlur para iOS pelo Downloads INFO]
O Feedly, diferente dos outros três anteriores, não é um webware, mas sim um add-on para Chrome e Firefox. Ele reúne em uma só aba o conteúdo de vários sites, incluindo Twitter, YouTube e mais.
A página, no entanto, não apresenta por padrão um visual como o do Reader, o que pode provocar estranhamento nos usuários do serviço. Mesmo assim, a interface é bem organizada, mostrando os feeds RSS do lado direito da tela e as notícias ocupando o resto dela.
O Feedly ainda conta com versões gratuitas para Android e iOS, que funcionam mais ou menos da mesma forma que o plugin de navegadores. Se quiser, você também pode conectá-lo a sua conta no Reader enquanto ainda é possível.
[Baixe o Feedly para Chrome pelo Downloads INFO][Baixe o Feedly para Firefox pelo Downloads INFO][Baixe o Feedly para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Feedly para iOS pelo Downloads INFO]
Este tradicional programa de Windows para leitura de RSS conta com uma interface parecida com a de um cliente de e-mail.
Os feeds ficam localizados no lado esquerdo da janela, enquanto as notícias ficam à direita, da mesma forma que acontece no Reader. É possível marcar as notícias favoritas clicando em uma estrela e até enviá-los para um amigo pressionando o ícone de uma carta tudo bem parecido com o serviço do Google.
O programa ainda pode se conectar a sua conta no Reader e também com a do Twitter, exibindo os tuítes como se fossem feeds RSS. A integração com o leitor do Google, no entanto, deve ir embora junto com ele em julho, mas há tempo suficiente para salvar os sites assinados.
[Baixe o FeedDemon para Windows pelo Downloads INFO]
Para Android e iOS, o Flipboard une vários canais RSS e sites em um formato de revista, com capa e tudo.
O aplicativo, gratuito, tem parceria com uma série de sites e revistas famosos, que prometem trazer conteúdo exclusivo. Além disso, pode se conectar às contas do Facebook e do Twitter do usuário, mostrando atualizações das redes como se fossem parte de um feed RSS.
O Flipboard requer uma conta para ser usado, mas por uma boa causa. Se precisar usá-lo em outro aparelho, basta fazer login para que todos os seus sites assinados apareçam no app, sem que seja preciso configurá-lo novamente.
Uma falha no Flipboard, no entanto, é não apresentar todo o conteúdo de algumas páginas assinadas. No entanto, o problema não atinge muitos serviços, não chegando a incomodar.
[Baixe o Flipboard para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Flipboard para iOS pelo Downloads INFO]
Outra alternativa de leitor de RSS gratuito para Android e iOS é o Zite, que, apesar da proposta parecida, dispensa o formato de revista do Flipboard.
O aplicativo, durante a configuração, se conecta às contas do Twitter e do Google+ do usuário para checar quais sites e serviços aparenta gostar. Depois, permite selecionar os tópicos favoritos manualmente, entre música, tecnologia, negócios, arte, esportes e mais.
Terminada a seleção, o Zite traz séries de notícias divididas por assunto e apresenta uma página com as mais importantes, vindas em maioria (mas não em totalidade) dos sites que você segue no Twitter. Não há, no entanto, notícias em português. Além disso, não dá para selecionar os feeds desejados manualmente, ficando dependente da seleção do próprio Zite. Mesmo assim, dá para negativar as matérias indesejadas para que coisas parecidas não apareçam mais no feed de notícias.
[Baixe o Zite para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Zite para iOS pelo Downloads INFO]
Também com cara de revista, o Pulse News conta com versões gratuitas para Android, iOS e navegadores.
O aplicativo funciona de forma parecida com o Zite, apresenta diversas área de interesse para você escolher. Essas categorias trazem diversos sites escolhidos pelo próprio Pulse, mas podem ser complementadas pelos seus favoritos ou mesmo pelos feeds do Google Reader.
A interface do Pulse News permite uma navegação bem dinâmica, sendo possível até mesmo organizá-la como você preferir. Nas versões para tablets, dá para organizar os sites assinados em colunas, enquanto na de navegadores, você pode separá-las em barras laterais, mostrando diversas manchetes espalhadas pela tela.
[Acesse o Pulse News pelo Downloads INFO][Baixe o Pulse News para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Pulse News para iOS pelo Downloads INFO]