7 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 27/9
Apps para criar vídeos, compartilhar dicas, fazer anotações, enviar arquivos, entrar em forma, fotografar e votar
Maurício Grego
Publicado em 27 de setembro de 2014 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h02.
São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana começa com o Flipagram, app que reúne fotos em videozinhos divertidos. Testamos também o Findery, para troca de dicas sobre locais interessantes. Outros destaques são o app de anotações NoteLedge; o Send Anywhere, para transferir arquivos; o PumpUp, que ajuda no condicionamento físico; o Lenka, para fotografar em preto e branco; e o Quem Quer, que ajuda a escolher um candidato nas eleições. Confira a seguir.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone O Flipagram é um app divertido e fácil de usar que permite montar videozinhos com fotos e fundo musical. Ele aceita fotos do Facebook, do Instagram e do próprio smartphone ou tablet. O app tem, também, dois projetos prontos que permitem capturar uma sequência de imagens e montar um vídeo com elas. O usuário pode ajustar a velocidade de exibição e o ponto de início da música, além de aplicar filtros às imagens, que são recortadas para o formato quadrado. A versão gratuita coloca uma marca d’água no vídeo. Para eliminá-la, paga-se 1,99 dólar.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Findery é um app social para troca de dicas sobre locais interessantes. Traz a assinatura de Caterina Fake, uma das fundadoras do Flickr. No Findery, podem-se compartilhar comentários, dicas e histórias sobre cada lugar. Depois, é possível navegar nessas notas de várias maneiras, inclusive por meio de um mapa. O usuário pode ir colecionando notas que o interessam, montando uma espécie de caderno pessoal de dicas. O Findery, que já estava disponível para iOS, acaba de chegar ao Android. Por enquanto, há pouco conteúdo sobre o Brasil nele. Mas há brasileiros usando o app. Então, o número de notas nacionais deve crescer com o tempo.
1,99 dólar, em inglês, para iPhone O Lenka permite fazer ótimas fotos em preto e branco de forma extremamente simples. Não há muito o que ajustar nele. Fazendo um movimento de pinça com os dedos, você escolhe entre formato retangular e quadrado. No canto da tela, um botãozinho aciona um modo alto contraste, útil em dias nublados e outras situações em que a foto tende a ficar com contraste insuficiente. Outro botão acende o LED do flash para iluminar objetos próximos. E é só. Depois de pronta, a foto pode ser recortada e compartilhada nas redes sociais.
Em inglês, para tablets com Android, iPhone e iPad NoteLedge é um concorrente interessante no disputado mercado de apps para anotações. Ele imita um caderninho com capa de couro onde é possível escrever, desenhar e inserir fotos, vídeos e gravações de áudio. O NoteLedge oferece 15 tipos de papel e 6 ferramentas de escrita. Se você preferir usar o teclado, há 12 fontes de caracteres. Achamos que o app tem recursos interessantes mas é um pouco confuso. Além da versão gratuita, há uma paga, disponível também para Windows e Mac. Ela permite sincronizar arquivos via Dropbox, Google Drive e outros serviços. A Kdan, que produz o NoteLedge, também oferece seu próprio serviço de sincronização por 9,99 dólares anuais.
Grátis, em português, para Android O Quem Quer é um aplicativo desenvolvido pelo ONG Transparência Brasil para as eleições. Nele estão disponíveis informações sobre os candidatos que concorrem a cargos nas eleições 2014. O usuário deve selecionar seu Estado e depois pode consultar os nomes. Biografia, trajetória política e declaração de bens estão entre as informações disponíveis para consulta. De acordo com o Transparência Brasil, um aplicativo para iOS deve ser liberado em breve.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web O Send Anywhere oferece uma forma prática e segura de enviar arquivos de um dispositivo para outro. Basta selecionar um documento, foto, vídeo ou contato e tocar num botão. O app gera um código, que deve ser entregue à pessoa que vai receber o arquivo. Com o código, ela poderá baixá-lo. Em nosso teste, o app para iOS travou cada vez que tocávamos no botão para compartilhar o código. Mas, desde que o código seja enviado manualmente, ele funciona. Também testamos o serviço na web, que funcionou sem problemas.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad PumpUp é uma espécie de rede social para condicionamento físico. O app sugere exercícios físicos e permite registrar os treinamentos realizados e monitorar o peso corporal. O PumpUp também possibilita compartilhar textos e fotos com outras pessoas. A ideia é que essa interação social sirva de encorajamento para manter a regularidade nos treinamentos. O recurso de montagem de um roteiro de treinamento personalizado não funcionou em nosso teste.