7 novidades do Galaxy S IV, que a Samsung anuncia nesta 5ª
O Galaxy S IV pode trazer detector de olhar, um novo sistema de pagamento digital e uma grande tela full HD, entre outras novidades
Maurício Grego
Publicado em 12 de março de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h42.
São Paulo — Nesta quinta-feira, os olhares do mundo da tecnologia estarão dirigidos a Nova York, onde a Samsung apresenta o Galaxy S IV . O novo modelo sucede o Galaxy S III, o mais bem sucedido rival do iPhone, da Apple. Rumores sobre o novo smartphone vêm circulando desde o ano passado. Reunimos, aqui, aqueles que têm maior chance de serem verdadeiros. Confira nas próximas páginas.
Com 4,8 polegadas, a tela do Galaxy S III já é grande para um smartphone. Mas, se os rumores estiverem certos, o Galaxy S IV terá tela full HD (1080p) de 4,9 ou 5 polegadas. A Samsung é líder em telas orgânicas OLED, que têm excelente qualidade de imagem. Mas há indícios de que a empresa teria encontrado dificuldades para fabricar uma tela OLED full HD para o novo modelo. Assim, é possível que o smartphone tenha tela do tipo LCD.
Informações não oficiais indicam que o Galaxy S IV vai ser capaz de acompanhar o olhar do dono para rolar a página automaticamente enquanto um texto é lido. Trata-se de um recurso de software que usa a câmera frontal para identificar a posição dos olhos. É uma evolução da função Smart Stay do Galaxy S III, que mantém o aparelho ligado enquanto o usuário lê, evitando que se desligue por ter ficado algum tempo inativo.
Em fevereiro, Visa e Samsung anunciaram um acordo para a incorporação do sistema de pagamentos da Visa a smartphones da Samsung. É provável que o sistema estreie no Galaxy S IV. Ele vai usar a conexão sem fio NFC para que o usuário possa fazer pagamentos – em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos – apenas aproximando o smartphone do terminal de caixa.
Rumores apontam que o Galaxy S IV tem câmera principal de 13 megapixels. Seria um aumento de resolução considerável em relação aos 8 megapixels do Galaxy S III. Como acontece no modelo atual, essa câmera vai filmar em resolução full HD (1080p). Já a câmera frontal, pelo que se sabe, tem 2,1 megapixels, pouco mais que o 1,9 megapixel do Galaxy S III.
O Galaxy S IV deve ser construído em plástico, como seu antecessor, e oferecido nas cores branca e preta (em vez do azul escuro usado inicialmente no Galaxy S III). O plástico é barato, é fácil de fabricar em qualquer formato e não atrapalha o funcionamento das antenas. Ainda assim, marcas como Apple e HTC usam vidro e metais para dar um aspecto mais sofisticado aos smartphones. Ao que parece, esse não é o caminho escolhido pela Samsung.
O Galaxy S IV deve trazer a versão mais avançada do sistema Android, a 4.2 ou Jelly Bean. Liberada em novembro, ela ainda é usada em relativamente poucos smartphones. Entre as novidades trazidas pelo Jelly Bean estão o Photo Sphere, que permite fazer fotos panorâmicas, e novas funções que facilitam a exibição de filmes e fotos numa tela de TV ou monitor.
Resultados de testes com o Galaxy S IV emergiram na web e revelaram um impressionante processador com oito núcleos, o Exynos 5 Octa, da própria Samsung. O Galaxy S III tem versões com processador de dois e de quatro núcleos. Com maior poder de processamento, o Galaxy S IV deve suportar aplicativos mais avançados. Mas o smartphone pode ter versões diferentes dependendo do país. E há rumores dizendo que a Samsung pode usar o Snapdragon 600 – chip de quatro núcleos da Qualcomm – em algumas versões do Galaxy S IV.
A Samsung tem sido rápida em trazer para o Brasil seus grandes lançamentos internacionais. O Galaxy S III chegou aqui cerca de um mês depois de ser anunciado. Isso deve acontecer também com o Galaxy S IV, que pode aterrissar nas lojas brasileiras já em abril. O analista Peter Misek, da Jefferies, diz que a Samsung planeja fabricar 100 milhões de unidades até o fim do ano. Logo, não vão faltar smartphones para a empresa vender em todo o mundo.