Tecnologia

7 coisas que Bill Gates disse à Rolling Stone

O fundador da Microsoft falou sobre assuntos que vão de Edward Snowden à energia nuclear

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 14 de abril de 2014 às 18h52.

São Paulo -- Numa extensa entrevista à revista Rolling Stone, em março, Bill Gates mostrou sua visão sobre temas que vão de Edward Snowden à energia nuclear. Confira sete coisas que ele disse:

1 Zuckerberg acertou ao comprar o WhatsApp

Gates aprovou a decisão de Mark Zuckerberg de comprar o WhatsApp por 19 bilhões de dólares: “Acho que sua agressividade é sábia – ainda que o preço esteja acima do que eu esperaria. Isso mostra que bases de usuários são extremamente valiosas.” Em outro momento, ele diz: “A Microsoft também desejaria comprá-lo... não sei se por 19 bilhões de dólares, mas a empresa é extremamente valiosa.” 

2 Zuckerberg tem mais foco nos produtos

Gates diz que ele, Mark Zuckerberg e Steve Jobs tinham maneiras diferentes de desenvolver um novo produto: “Eu  começo com a arquitetura, Mark começa com os produtos e Steve Jobs começava com a estética.”

3 Jobs disse que o Mac seria um PC de 500 dólares

“Éramos parceiros próximos no desenvolvimento do software para o Mac original. Isso foi algo impressionante, porque tínhamos mais gente trabalhando nele do que a Apple tinha. Mas éramos muito ingênuos. Steve nos prometeu que aquilo seria uma máquina de 499 dólares. E a próxima coisa de que ficamos sabendo foi que custava 1.999 dólares.”

4 Edward Snowden não é herói

“Acho que ele infringiu a lei. Então, eu certamente não o caracterizaria como um herói”, diz. Mais adiante, ele acrescenta: “Você não vai ver muita admiração por ele em mim.”

5 Precisamos da energia nuclear

“Se pudéssemos tornar a energia nuclear realmente segura e resolver as questões econômicas e o problema do lixo radiativo, seria o nirvana que queremos: uma solução barata com pouquíssima emissão de CO2. Se não conseguirmos, teremos problemas. O consumo de energia não vai diminuir. A cada ano, de agora a 2010, o planeta vai usar mais energia. Isso significa mais emissão de CO2 a cada ano.”

6 Os impostos deveriam subir nos Estados Unidos

“Quando o nível dos impostos está abaixo de, digamos, 50%, acredito que há espaço para cobrar mais imposto”, diz Gates. “Temos de considerar as obrigações que o estado está assumindo na área de saúde e o custo que isso trará com o tempo”, justifica ele. “Se você espera que o estado faça essas coisas, elas vão exigir dinheiro.” 

7 Em 20 anos, quase não haverá países pobres

“Supondo que não haja nenhuma guerra ou algo assim, vamos conseguir pegar até os países costeiros da África e trazê-los até uma situação razoável nos próximos 20 anos. Teremos melhor alavancagem porque o número de países que precisam de ajuda está diminuindo. Países como China e Índia ainda têm problemas, mas eles são autossuficientes. Nos próximos 20 anos, vamos obter ferramentas melhores, novas vacinas, melhor conhecimento sobre doenças e, espero, formas mais baratas de gerar energia.”

Acompanhe tudo sobre:AppleBill GatesEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEntrevistasmark-zuckerbergMicrosoftPersonalidadesSteve JobsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia