Exame Logo

6 apps para turbinar seu Android

Confira opções de aplicativos gratuitos disponíveis no Google Play que podem ajudá-lo a organizar a vida e se divertir com amigos

Android (Niall Kennedy/Flickr)

Gabriela Ruic

Publicado em 18 de maio de 2012 às 07h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h23.

São Paulo – A quantidade de aplicativos disponíveis para Android torna a tarefa de encontrar novidades interessantes um desafio e exercício de paciência. Ao todo, são mais de 600 mil opções de apps , entre gratuitos e pagos, oferecidos no Google Play. Existem opções para praticamente todas as tarefas do dia a dia, desde a organização de arquivos no trabalho até jogos sociais para os momentos de ócio. EXAME.com selecionou 6 alternativas gratuitas para ajudá-lo a turbinar o seu smartphone Android. Confira nas imagens.
  • 2. Para registrar insights: Evernote

    2 /7(Reprodução)

  • Veja também

    Gratuito Um aplicativo importante para quem que precisa manter as ideias e a agenda sempre bem organizadas. O Evernote permite que o usuário faça anotações em texto, arquivo de voz ou mesmo fotográfico, além de possibilitar a criação de listas, como de compras, por exemplo. O mais bacana, entretanto, é a possibilidade de sincronizar com outros aparelhos, levando tudo o que está armazenado no smartphone para o computador. Desta forma, o usuário tem acesso às suas anotações em qualquer lugar. O Evernote não é exatamente uma novidade, mas passou por uma atualização de interface aberta para download há alguns dias. Um dos destaques é a possibilidade de buscar por palavras que estejam em uma imagem. Por exemplo, quando uma pessoa fotografa um cardápio para guardar o nome de um prato imperdível. Para encontrá-la, basta digitar um termo que apareça na foto e pronto. O aplicativo pode ser usado em várias plataformas e sistemas operacionais.
  • 3. Para organizar a vida: Dropbox

    3 /7(Reprodução)

  • Gratuito Um mal da vida moderna é a quantidade de documentos que se produz diariamente. Alguns são guardados em pendrives, outros em pastas no computador do trabalho ou ainda são armazenados na própria conta de e-mail. Até aí tudo bem não fossem as possíveis confusões para encontrar justamente o documento que mais precisa. Bom, com o Dropbox, esse problema está acabado. Isso porque o aplicativo permite o armazenamento em nuvem de todos os arquivos desejados. E a vantagem é que é possível instalar e sincronizar o serviço com seus gadgets. Assim, o usuário terá sempre consigo todos os vídeos, fotos e documentos. O app pode ser usado mesmo em aparelhos com sistemas operacionais diferentes. Na versão gratuita, o Dropbox oferece a partir de 3 GB de espaço e que ser aumentado conforme a quantidade de amigos que passarem a utilizar o serviço.
  • 4. Para navegar: Opera Mini

    4 /7(Reprodução)

    Gratuito O Opera Mini, versão mobile do consagrado browser, é uma excelente alternativa para os usuários mais assíduos e que precisam ficar de olho em seu plano de dados. O navegador, segundo seu desenvolvedor, comprime o tamanho dos sites para que menos dados sejam utilizados. A página inicial apresenta os sites mais visitados pelo usuário, na forma de atalhos. Para retornar a página inicial, encontrar os downloads ou mesmo o histórico, basta ir até o botão “O” e subirá à tela um menu com todas as funcionalidades do browser. A interface do Opera Mini é bonita e muito fácil de navegar. Mesmo exibindo as páginas comprimidas, a visualização em telas de smartphones menores é bem amigável e sem ruídos.
  • 5. Para brincar de fotógrafo: After Focus

    5 /7(Reprodução)

    Gratuito Aplicativos sociais para fotografia, como o Instagram, por exemplo, fazem sucesso entre os entusiastas da arte. Mas o After Focus tem uma proposta bem menos ambiciosa e que pode agradar os usuários que priorizam a privacidade das suas fotografias. Ele simplesmente edita imagens capturadas pelo smartphone ou que estejam armazenadas no aparelho. Com ele, a pessoa pode ajustar o foco da imagem desejada, selecionando as regiões que deseja “esconder” ou realçar. Como não poderia deixar de ser, depois que a foto está editada, o app também oferece filtros para deixá-la com aparência envelhecida. O app não tem nenhum tipo de funcionalidade social, tal qual o Instagram. O usuário tem a opção de compartilhar a imagem que quiser e na rede social de sua preferência.
  • 6. Para emergências: Lanterna

    6 /7(Reprodução)

    Gratuito Atire a primeira pedra quem nunca usou a iluminação do seu smartphone como fonte de luz em lugares escuros. Parece até besteira, mas nada como uma boa lanterna para ajudar a procurar alguma coisa no chão. Pois saiba que existem aplicativos com essa função Um deles é a Tiny Flashlight LED. O aplicativo oferece não apenas a opção de lanterna, mas uma série de fontes de luz, em diferentes padrões como sirene policial ou semáforo. Quem quiser pode ainda ajustar a cor e também o brilho da luz que será emitida pelo app. A iluminação é transmitida pela tela do smartphone, mas quem tiver um aparelho cuja câmera é equipada com flash, pode usá-lo como emissor da luz.
  • 7. Para se divertir: Draw Something

    7 /7(Reprodução)

    Gratuito O app social Draw Something estourou depois de ter sido comprado pela Zynga no começo do ano e hoje conta com mais de 50 milhões de usuários. A brincadeira é basicamente a seguinte: o aplicativo sugere três palavras para que o usuário escolha e represente uma delas na forma de desenho. Depois, a pessoa envia sua obra de arte para outro amigo que deve adivinhar o que é. A sacada é que o app integra todos os amigos do Facebook que estejam cadastrados no Draw Something. Ou seja, vários jogadores diferentes e que vão se divertir nas tentativas de adivinhar e desenhar palavras por vezes complicadas, como, por exemplo, representar o rapper P. Diddy. O aplicativo tem uma versão paga, que oferece maior quantidade de palavras e recursos para incrementar os desenhos, que custa 3,98 reais. Mas a versão gratuita não deixa nada a desejar.
  • Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame