Tecnologia

56% dos internautas têm velocidade menor do que a contratada

Segundo levantamento feito pelo medidor de velocidade da banda larga da Proteste, 65,2% deles se mostraram insatisfeitos com a velocidade entregue


	Internauta: a velocidade média mensal deve ser no mínimo 80% da velocidade contratada
 (Getty Images)

Internauta: a velocidade média mensal deve ser no mínimo 80% da velocidade contratada (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2015 às 10h50.

Levantamento de usuários que utilizaram o medidor de velocidade da banda larga da Proteste aponta que 56% deles receberam taxas menores que as contratadas. Enquanto 65,2% deles se mostraram insatisfeitos com a velocidade entregue. 

O medidor, lançado em parceria com o site Minha Conexão, no início de março, para estimular o internauta a fazer medições ao longo do mês, foi acessado por 128 mil usuários, mas apenas cinco mil responderam a pesquisa.

Dos usuários que afirmaram ser a taxa média de velocidade recebida inferior à contratada, 19% apontaram diferença de 10% a menos.

E 14% dos entrevistados detectaram nas medições taxa de velocidade 50% menor do que a contratada.

A medição seguiu as metas impostas pela Anatel de garantir velocidade instantânea de, no mínimo, 40% do contratado em 95% dos acessos.

E a velocidade média mensal deve ser no mínimo 80% da velocidade contratada.

Segundo a Proteste, o pior caso foi o da operadora Sky, em que 19,2% dos entrevistados apontaram que a velocidade média gerada no relatório do medidor era 60% menor do que a contratada.

A pesquisa da entidade aponta também que clientes da Embratel e Sercomtel apontaram que a taxa de velocidade medida era 40% menor do que a contratada, com 33,3% e 50% de respostas, respectivamente.

E 24,1% dos consumidores com planos de banda larga da Algar Telecom, afirmaram receber taxa de velocidade 30% inferior ao estipulado em contrato.

Na comparação da satisfação de acordo com a operadora contratada, os clientes das empresas Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Sky e Vivo se mostraram mais insatisfeitos em relação à velocidade de banda larga recebida.

Em relação à velocidade contratada, 44,2% afirmaram terem optado por planos que oferecem menos de 10 MB por segundo. E 27,4% dos entrevistados têm planos de 10 Mbps.

A exceção são as operadoras GVT, onde a maioria dos respondentes que afirmaram utilizar essa operadora, 51,6%, contratou um plano de 15 Mbps, da operadora Live TIM, em que 26,3% dos planos contratados pelos entrevistados devem fornecer 35 Mbps e Net Virtua / Net Combo, onde o plano de 10 Mbps foi escolhido por 57,3% da amostra.

De acordo com o levantamento, a maioria dos entrevistados utiliza os serviços da Oi, 25,4%, seguido dos clientes da operadora Net Virtua / Net Combo, 23,7%.

A região Sudeste teve participação de 56,7% na pesquisa, seguida pelas regiões Sul, com 18,7% e Nordeste, com 13,4%. O Estado de São Paulo teve 31,4% de participação, superando todas as regiões pesquisadas.

O medidor da Proteste está disponível no endereço http://www.testeminhainternet.com.br para monitorar a taxa recebida da operadora de internet apontou velocidade abaixo da contratada na banda larga fixa.

Nos casos em que forem constatados descumprimentos ao contrato, a entidade promete ajudar o consumidor a buscar os seus direitos.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaConsumidoresInternet

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança