5 novidades da App Store para iPhone e iPad
A seleção da semana de EXAME.com traz apps para gerenciar contatos, verificar o preço dos carros, consultar dados financeiros de empresas e até emagrecer
Maurício Grego
Publicado em 10 de dezembro de 2012 às 13h51.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
São Paulo — A seleção semanal de novos apps para iPhone , iPad e iPod touch preparada por EXAME.com começa com um app da revista EXAME. Ele traz dados financeiros das maiores e mais importantes empresas do país. Também analisamos um aplicativo que acrescenta funções úteis à lista de contato do iPhone. A seleção prossegue com um aplicativo para verificar o preço dos carros no mercado; outro para emagrecer; e um para informar a alguém, com poucos toques na tela, onde você está. Clique nas fotos para ver os aplicativos.
Grátis, em português, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad Quer ter acesso a dados financeiros das maiores empresas do país? EXAME Melhores & Maiores Rankings 2012 permite consultar as tabelas de indicadores econômico-financeiros das maiores empresas, dos maiores grupos empresariais, das maiores do agronegócio, das maiores companhias regionais e dos maiores grupos da América Latina. É possível visualizar as listas classificadas por receita e por valor de mercado. A ferramenta também permite fazer buscas na base de dados e filtrar os resultados segundo diversos critérios.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad A lista de contatos do iPhone é simples e fácil de usar, mas não tem muitos recursos. O Contacts, Birthdays, Gifts and Opening Hours (às vezes chamado de Contacts 4 in 1) complementa essa lista com funções extras. Com o app, é possível ver um calendário com os aniversários dos amigos, criar uma lista com ideias de presentes e anotar horários de trabalho ou de funcionamento de empresas. Se você descobrir que algum amigo ou parente gosta de vinhos de um determinado tipo, por exemplo, pode anotar isso como um possível presente. As informações são interligadas e ficam armazenadas no próprio app Contatos do iOS. Assim, é possível saber, por exemplo, que presente foi dado a qual pessoa e quando. O app ainda envia SMS e e-mail a grupos de pessoas. Embora o Contacts, Birthdays, Gifts and Opening Hours seja grátis, ele só permite registrar quatro itens em cada lista. Para ir além desse limite, é preciso pagar 1,99 dólar.
Grátis, em português, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad Se você pretende comprar ou vender um carro, pode ser útil ter à mão uma tabela de preços. O app Preço Fipe permite fazer consultas rápidas à tabela Fipe. Mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a tabela informa o preço médio dos veículos no país, atualizado mensalmente. Embora ela esteja disponível na internet, é mais fácil consultá-la por meio do aplicativo. Para isso, basta indicar marca, modelo, ano e versão do carro, moto ou caminhão. Em resposta, o aplicativo exibe o preço. A consulta só é possível quando há acesso à internet.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad O Fitness Meter é um app simples que pode ser útil para quem quer emagrecer ou avaliar sua condição física. Ele faz uma rápida avaliação do usuário com base em informações como peso, altura, idade e frequência de atividades físicas. Depois, permite estabelecer um peso corporal como objetivo e informa o que é preciso fazer para atingir essa meta. As recomendações seguem a regra óbvia (e válida para praticamente 100% da humanidade) segundo a qual quem come pouco e faz muita atividade física emagrece; e quem faz o contrário, é claro, ganha peso. Se a condição física da pessoa for ruim, o app ainda alerta sobre doenças que, por estar fora de forma, ela tem chances maiores de ter.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad Quer uma maneira rápida de informar a alguém onde você está? O SendMyPlace (que, no iPhone, aparece identificado como SendLocation) manda as coordenadas da sua posição atual por SMS ou e-mail e inclui um link para visualização no Google Maps. Para isso, o app usa o sistema de localização – via GPS e antenas da rede celular – do smartphone. A pessoa que recebe a mensagem só precisa tocar (ou clicar) no link para ver sua posição no mapa. O app também envia um endereço aproximado, obtido do Google Maps, do local onde o usuário está.