5 coisas que você pode fazer com uma TV com sistema Android
Veja o que um televisor com o sistema do Google tem de diferente de uma smart TV convencional
Lucas Agrela
Publicado em 11 de junho de 2015 às 09h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h41.
São Paulo - No passado, o Google tentou emplacar um sistema operacional para televisões chamado Google TV. Mas ele não deu certo. No final do ano passado, a empresa anunciou que faria uma nova empreitada no segmento televisivo, que ainda não conta com um sistema que esteja presente nos aparelhos de diversas fabricantes ou uma loja unificada de aplicativo. O nome dessa iniciativa é Android TV e ele poderá ser encontrado em produtos de empresas com Sony, Sharp e Philips. Confira a seguir o que esse sistema pode oferecer de diferente para a sua sala de estar.
O Android dá acesso à loja Google Play, conhecida por sua presença nos smartphones e tablets com o sistema do Google. Com isso, é possível acessar conteúdos do YouTube, Netflix e Crackle, bem como jogar alguns games, como Asphalt em uma tela grande. A biblioteca unificada de apps também favorece o crescimento da plataforma, uma vez que oferece uma maior base de potenciais usuários aos desenvolvedores de software. O modelo de monetização se mantém como nos dispositivos móveis: existem aplicativos gratuitos que podem exibir anúncios, programas pagos e apps grátis que ofereçam compras ao longo do uso.
Um smartphone com sistema Android pode funcionar como controle remoto para a sua TV. Além disso, ele também pode ser o meio pelo qual você digita textos ou navega pela internet. Isso acontece pelo Google Cast, um recurso nativo de alguns dispositivos com Android, que, essencialmente, transmite a tela do produto na TV. Também é possível integrar a biblioteca de fotos do aparelho com o televisor para visualizar as suas imagens em uma tela grande.
Com o "Remote Play", você pode jogar games usando um controle Dualshock 4, do PS4 da Sony, em qualquer dispositivo com sistema Android da Sony, o que inclui as televisões. O recurso pode dar uma nova experiência para jogos com processamento gráfico "pesado", já que tudo se passará em uma tela grande e com o conforto de ter um controle em mãos.
Digitar em um controle remoto ou no smartphone pode não ser a melhor forma de interagir com a sua TV em todos os momentos. Por isso, o Google trouxe ao Android TV a pesquisa por voz, que já existe há algum tempo nos celulares. É possível fazer perguntas como "Vai chover amanhã?" ou "Quantos anos tem Silvio Santos?" e ouvir a resposta ditada pela "Google lady".
O Google informou que vai oferecer atualizações de software para o Android TV de tempos em tempos e que as fabricantes terão um mês para oferecê-las aos consumidores. A preocupação com a segurança dos televisores faz sentido uma vez que, na visão do Google, esses aparelhos serão as centrais de controle dos produtos conectados da sua casa em um futuro próximo.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
TikTok pede que Suprema Corte dos EUA suspenda lei que condiciona sua operação no paísCada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na ChinaXangai se consolida como terceiro maior centro global de fintech