5 apps para iPhone e iPad que são destaque nesta semana
Uma nova versão do Google Earth, um app de câmera muito completo e um gerenciador de contatos em forma de álbum de fotos estão entre os apps da semana
Maurício Grego
Publicado em 1 de novembro de 2012 às 21h05.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
São Paulo — O Google fez um belo upgrade no Google Earth para iPad e iPhone nesta semana. O aplicativo ganhou uma espécie de guia turístico virtual e imagens em 3D de algumas cidades. Com esse recurso, o Google se antecipa à Apple, que terá um novo aplicativo de mapas com imagens em 3D de cidades no iOS 6. Outro destaque da semana é o iContatos, app brasileiro que permite visualizar os contatos do iPhone por meio de fotos. Já o ProCam é um app para fotografar no iPhone bem elaborado e cheio de recursos. Completamos a lista dos apps da semana com duas ferramentas simples, mas úteis: Ringtone Maker Master Pro, para a criação de ringtones; e Picap, para acrescentar legendas a fotos. Clique nas imagens para ver os aplicativos.
Grátis, em português, para iOS 4.3 ou posterior O Google fez um belo upgrade no Google Earth para iPad e iPhone. O app ganhou um guia turístico virtual. Para acioná-lo, basta tocar numa das fotos que aparecem na parte inferior da tela. O app apresenta uma animação que leva ao local escolhido enquanto exibe informações sobre ele. O Google Earth também passa a exibir imagens em 3D de algumas cidades. Por enquanto, a lista inclui apenas Los Angeles, Boston, São Francisco, Genebra e Roma. Mas o Google promete adicionar mais cidades em breve. O aplicativo pode ser instalado em qualquer iPhone, iPad ou iPod touch. Mas EXAME.com observou que é difícil ver as imagens em 3D nos dispositivos mais antigos, como o iPad original. Neles, o pesado app do Google reclama que o espaço na memória é insuficiente. Já num iPhone 4S , mais poderoso, o Google Earth funcionou bem nos testes.
0,99 dólar, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad O ProCam tem a proposta de tornar o iPhone parecido com uma câmera fotográfica compacta. Para isso, ele oferece uma interface peculiar e recursos não existentes no app de câmera do iOS. Na tela, uma barra de status fornece informações como as que são exibidas no visor de uma câmera digital . Há um controle rotativo para ajuste do zoom digital (até 6x) e outro para selecionar um dos oito modos de funcionamento. A lista de modos inclui temporizador, intervalômetro, fotos sequenciais e detecção de face. Tanto o ponto de foco como o local onde é feita a fotometragem podem ser indicados com um toque na tela. O usuário também pode variar o formato da foto, ajustar a resolução da imagem, visualizar diversas grades para alinhamento da cena e registrar o local da foto. Apesar de ser muito completo, o ProCam serve apenas para fotografar. Ele não tem recursos para o tratamento da foto depois que ela é capturada.
0,99 dólar, em inglês, para iOS 4.0 ou posterior Que tal usar os latidos do seu cachorro como ringtone no iPhone? Com o Ringtone Maker Master Pro, é fácil. O usuário pode usar uma música existente no iPhone ou pode gravar algum som – como os latidos do cachorro – com o microfone do celular. Depois, basta escolher o trecho do áudio a ser empregado. Também é possível aplicar efeitos de “fade-in” e “fade-out”, fazendo o volume do som aumentar e diminuir gradualmente. No iOS 5 ou mais recente, o Ringtone Maker Master Pro ainda permite criar tons de alerta para mensagens de texto, tuítes, e-mail, compromissos e despertador. Há também uma versão gratuita do aplicativo, com algumas limitações.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad O Picap - Photo Caption Made Simple oferece uma maneira simples de se adicionarem legendas a fotos. Basta escolher uma imagem no próprio smartphone ou em sites da web, ou fotografar alguma coisa. O app insere uma legenda aleatória nela. Na versão grátis, é possível experimentar até cinco dessas legendas prontas (o Picap Plus, que custa 0,99 dólar, dá acesso a um número ilimitado de legendas prontas). O usuário, então, modifica essa legenda como preferir. É possível inserir texto tanto no alto como na base da foto. Pode-se escolher entre 50 fontes de caracteres e mudar a cor e o tamanho das letras. Depois, a foto pode ser compartilhada em serviços como Facebook , Twitter , Tumblr e Flickr.
1,99 dólar, em português, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad O iContatos, criado pelo brasileiro Jailton Ferreira, permite visualizar a lista de contatos do iPhone como um álbum de fotos. Para isso, é claro, é preciso associar uma foto a cada pessoa registrada no smartphone. Os dados são lidos diretamente da lista do iOS. Assim, não é preciso cadastrar as pessoas novamente. É possível ver as fotos dispostas numa fileira vertical ou num mosaico no estilo do Pinterest. Assim, fica fácil diferenciar duas pessoas com o mesmo nome, por exemplo. O iContatos também tem uma página de favoritos, onde o usuário pode colocar os nomes usados com mais frequência. Isso é feito tocando-se primeiro num botão e depois selecionando a pessoa. É o contrário do que se faz no app de contatos do iOS.