Tecnologia

4G deixará 30 mil pessoas sem TV paga em SP

Assinantes da TVA deverão ser prejudicados pois Anatel licenciou para telefonia frequência já usada para TV paga


	 

	Serão afetados clientes que recebem o sinal de TV por meio de antenas MMDS, tecnologia que usa a mesma frequência das redes 4G
 (Stock.XCHNG)

  Serão afetados clientes que recebem o sinal de TV por meio de antenas MMDS, tecnologia que usa a mesma frequência das redes 4G (Stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às 08h40.

São Paulo - De acordo com a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo, alguns assinantes da TVA, empresa que utiliza a tecnologia MMDS para parte de seus assinantes, já estão sendo afetados por testes de 4G na capital paulista.

O conflito ocorre porque a Anatel licenciou para as operadoras de telefonia uma frequência que já é usada para serviços de TV paga por MMDS.

Polêmica parecida ocorreu em 2011, quando um consórcio liderado pela Intel pediu à Anatel a liberação de uma frequência para implementar redes de banda larga sem fio com tecnologia Wi-Max. Na ocasião, o pedido do consórcio afetaria frequências usadas por TVs satélite, deixando os usuários desse serviço sem sinal.

Procurada pela INFO, a Anatel explicou que o conflito entre o MMDS e o 4G será resolvido com o fim do MMDS. Nesse caso, todos os assinantes de serviços do MMDS deverão ser atendidos por outra tecnologia, como sinal por cabo, por exemplo. A principal afetada pela mudança será a TVA, operada pela Vivo/Telefônica.

De acordo com as regras da Anatel, a TVA tem prazo até o início de abril para contatar seus clientes e avisá-los sobre o fim do MMDS. A TVA deverá oferecer uma opção sem custo adicional para o consumidor para que ele continue recebendo os serviços que contratou. Procurada pela INFO, a TVA informou que os clientes que usam essa tecnologia continuarão sendo atendidos. Em caso de mudança no serviço, eles serão avisados com um mês de antecedência - conforme regras da Anatel.São Paulo - Certa de 30 mil assinantes de serviços de TV paga na Grande São Paulo ficarão sem sinal a partir de 2013, quando estrearem as primeiras redes 4G na região metropolitana da capital paulista.

Serão afetados clientes de operadoras que recebem o sinal de TV por meio de antenas que captam sinal MMDS, tecnologia que usa a mesma frequência liberada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para as operadoras de telefonia explorarem redes 4G.

Acompanhe tudo sobre:4GTelefoniaTV

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025