Tecnologia

20 dicas para o Outlook Express

Truques para você marcar pontos na hora de enviar e receber e-mails

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

1 Xô, vírus!
A novidade mais importante do Outlook Express 6.0 é o bloqueio que o programa faz aos anexos de e-mail que podem conter vírus. O programa agora traz uma configuração que não dá acesso a anexos com arquivos executáveis ou que possam conter scripts e macros. Assim, fica mais difícil abrir inadvertidamente um arquivo com vírus. Para ligar essa opção no OE6, acione Ferramentas/Opções e clique na orelha Segurança. Lá, marque a caixa com a legenda "Não permitir que sejam salvos nem abertos anexos que possam conter vírus". Para que esse comando entre em ação, feche o programa e abra-o novamente. O recurso barra, inclusive, os arquivos potencialmente suspeitos que chegam zipados. A proteção contra anexos duvidosos tem também seus inconvenientes. Muitos arquivos perfeitamente legítimos ficam retidos na rede de proteção do Outlook Express. Para liberá-los, você precisa desligar temporariamente o recurso e em seguida ativá-lo outra vez.

2 Contra enrustidos
Um dispositivo de segurança novo no Outlook emite um alerta quando um vírus, já instalado, tenta enviar mensagens de e-mail usando o nome da vítima. A opção que garante isso está na mesma tela daquela que bloqueia os anexos: Ferramentas/Opções, orelha Segurança. É também uma caixa de verificação, neste caso com a legenda "Avisar quando outro aplicativo tentar enviar e-mail como se fosse eu".

3 Manda a conta de e-mail
Você tem uma segunda conta de e-mail e deseja receber as mensagens dela no Outlook Express. Sem problema. Para começar, tenha à mão os endereços dos servidores POP (para enviar e-mails) e SMTP (para receber) de seu provedor. Abra o menu Ferramentas e escolha Contas. Clique no botão Adicionar e escolha E-mail. Agora, acompanhe uma seqüência de telas, nas quais você vai digitar seu nome, endereço de e-mail, os servidores POP e SMTP do provedor e sua senha de acesso à caixa postal. Pronto. As mensagens da nova conta vão começar a ser recebidas pelo Outlook Express. O procedimento é o mesmo para incluir uma terceira, quarta ou quinta conta de e-mail.

4 No meu SMTP ou no seu?
Em certos casos, adicionar uma nova conta de e-mail não é muito simples. Quando você está conectado à web pelo provedor A, nem sempre vai conseguir enviar mensagens usando o servidor POP do provedor B. Ao notar que alguém ligado a outro domínio quer usar seu servidor para mandar e-mails, o sistema impede a operação. Para evitar isso, uma solução é configurar, em todas as contas, o mesmo servidor SMTP -- o do provedor pelo qual você se conecta à internet. Esta solução, é claro, vale não somente para o Outlook Express, mas para qualquer programa de e-mail que aceite mais de uma conta.

5 Exportando endereços
Você quer copiar para uma segunda máquina a lista de contatos do Outlook Express existente na máquina antiga. Mas, para começar, onde fica essa lista? O catálogo de endereços fica armazenado num arquivo com extensão WAB -- sigla de Windows Address Book. Normalmente, esse arquivo tem o nome do usuário e fica numa pasta que varia conforme a versão do Windows. Na dúvida, use o comando Iniciar/ Pesquisar (ou Localizar, no Windows 98) procurando por *.wab. Na versão 6.0, as coisas ficam mais fáceis: a tela Ajuda/ Sobre o Catálogo de Endereços informa o nome e a localização completa do arquivo.

6 Pastas de mensagens
Não é fácil descobrir onde ficam armazenadas as mensagens do Outlook Express. Normalmente, no Windows 98 e no Me elas ficam num diretório esquisito que varia conforme o perfil do usuário. Um exemplo: C:\WINDOWS\Application Data\ Identities{91385500-9C81-11D5-B7B6-00104B66FB9F}\ Microsoft\Outlook Express. Para saber onde estão suas mensagens (arquivos DBX), clique em Opções/Manutenção/Pastas de Armazenamento. Aí você pode, também, mudar o local para um diretório mais simples. Basta clicar no botão Alterar e indicar nova pasta.

7 Assinatura com HTML leve
Que tal criar uma assinatura-padrão, com texto e imagem, para aparecer automaticamente ao final de suas mensagens? Para isso, primeiro crie um pequeno documento HTML com os itens que deseja incluir na assinatura. Mas atenção: tem de ser um HTML bem "magro". Caso contrário, o Outlook Express vai se recusar a carregá-lo, alegando que o arquivo é muito grande. Não tente, por exemplo, usar o Word 2000 ou 2002 para montar esse arquivo. Feito no Word, um documento com apenas três itens (nome, endereço de e-mail e a chamada para uma imagem) pode ficar com 9 KB. Isso porque o programa salva o arquivo como uma série de tags XML que, nesse caso, só atrapalham.

Com o arquivo HTML pronto, acione Ferramentas/Opções e ponha em destaque a orelha Assinaturas. Clique no botão Nova e, em seguida, marque a opção Arquivo. Agora, acione o botão Procurar e indique onde está o arquivo HTML. Antes de clicar em OK, veja no topo da janela a opção Adicionar Assinaturas a Todas as Mensagens Enviadas. Se você marcar essa caixa, todos as novas mensagens apresentarão a assinatura antes mesmo de você começar a escrevê-las. Se não marcar, precisará incluir manualmente as assinaturas. Para isso, na tela de nova mensagem ou de resposta, clique em Inserir/Assinatura. Quando você tem mais de uma assinatura, essa alternativa se divide num submenu para que você escolha a assinatura desejada.

8 Mala direta
Qual a maneira mais prática de enviar o mesmo e-mail para uma lista de contatos? Abra o catálogo de endereços, clique no botão novo e escolha Novo Grupo. Digite um nome para o grupo e clique no botão Selecionar Membros. Na nova tela que surge, indique os contatos que vão fazer parte dessa lista de postagem. O grupo vai para o banco de dados de contatos, onde aparece em destaque. Ao enviar o e-mail, use esse grupo como destinatário. E não esqueça: para que cada membro do grupo não receba a lista de todos os outros, inclua o nome do grupo não em "Para" ou em "Cc" (com cópia), mas em "Cco", que é o "com-cópia" com a lista de destinatários omitida.

9 Sem suspeita de spam
Ao enviar um mesmo e-mail para vários destinatários, você corre o risco de ter a mensagem barrada por suspeita de spam. Para evitar a disseminação de mensagens não-solicitadas, os provedores de acesso à web limitam o número de destinatários de e-mails desse tipo. Admita que seu provedor aceita um máximo de 20 endereços. Então, seu grupo de destinatários não poderá ter mais que 20 integrantes. Divida seus contatos em blocos com esse número.

10 Revisão de texto
Se você usa o MS-Office, é possível fazer o corretor ortográfico dessa suíte de escritório revisar o texto das mensagens que você escreve no Outlook Express. Para isso, na orelha Verificar Ortografia da caixa de diálogo Opções, ligue a caixa Sempre Verificar a Ortografia Antes do Envio.

11 Mensagem via Word
Se você trabalha com o Word 2000 ou 2002, pode enviar mensagens com o Outlook Express, mas sem abrir o programa de e-mail. Se, por exemplo, você quiser enviar o texto que está na tela do Word, acione Arquivo/Enviar Para/Destinatário da Mensagem. O Word assume parte da tela do Outlook Express, na área em que você indica os destinatários e o assunto do e-mail. Para completar, clique no botão em Enviar uma Cópia. Com esse procedimento, você envia o documento do Word no corpo da mensagem. Se quiser enviá-lo como um arquivo fechado, escolha, no início, Arquivo/Enviar Para/Destinatário da Mensagem (Como Anexo). Comandos idênticos existem também no Excel e no PowerPoint.

12 E-mail estilo HTML
Quer enviar uma mensagem especial, com um plano de fundo como uma página HTML? Em vez de clicar no centro do botão Criar E-mail, mire na pequena seta à direita dele. Com isso, você abre um menu para gerar mensagens com papel de carta -- ou seja, e-mails com fundo decorado. Escolha um dos oito papéis de carta oferecidos no menu. Ou, então, clique em Selecionar Papel de Carta para escolher visualmente o fundo da mensagem. Outra forma de enviar e-mails com papel de carta é usar o comando Mensagem/Nova Mensagem Usando... Esse comando abre o mesmo menu associado ao botão Criar E-mail.

13 Se o papel é bom, guarde-o
Se você receber uma mensagem que tem papel de carta e achar interessante guardar esse fundo de tela para usar depois, aplique o comando Arquivo/Salvar Como Papel de Carta.

14 Imagem dentro do texto
Alguém lhe envia uma imagem de que você precisa. Só que, em vez de anexa ao e-mail, ela veio embutida na mensagem do Outlook Express. Como fazer para salvá-la num arquivo à parte? Se a figura estivesse anexa, bastaria clicar no botão com o clipe dourado e salvá-la num diretório escolhido. Neste caso, não está à vista um comando que faça isso. A saída é você aplicar um pequeno truque aprendido com os browsers. Clique na figura com o botão direito do mouse e escolha Salvar Imagem Como. Dê um nome ao arquivo e escolha um tipo -- o Express lhe dá a chance de salvá-la como JPG ou BMP.

15 Arquivo independente
No Outlook Express, todos os e-mails de uma pasta ficam guardados num único arquivo, padrão DBX. Para salvar uma mensagem num arquivo independente, selecione-a e dê o comando Arquivo/Salvar Como. O programa permite salvar nos formatos EML (próprio do Express), HTML e TXT. Atenção: somente os arquivos originalmente em HTML têm a opção para esse formato.

16 Bloqueio indevido
O que fazer se você, por acidente, bloqueou uma pessoa errada usando o comando Bloquear Remetente do Outlook Express? Na versão 6.0 ficou fácil resolver esse problema: abra Ferramentas/ Regras para Mensagens/Lista de Remetentes Bloqueados. Selecione o endereço incluído erroneamente e clique no botão Remover. Nas versões anteriores, a coisa é um pouco mais complicada. Para chegar à lista de remetentes bloqueados, acione Ferramentas/Regras para Mensagens/E-mail, cancele a tela que surge e, na tela seguinte, selecione a orelha Remetentes Bloqueados. O resto é idêntico: marque o remetente e clique no botão Remover.

17 Mensagem multimídia
Nas versões 5.x e 6.0 do Outlook Express, é possível enviar e-mails com um plano de fundo e som ambiente. Clique no botão Criar E-mail para abrir a tela Nova Mensagem. Agora, acione Formatar/Plano de Fundo. Surge um submenu com as opções Imagem, Cor e Som. Clique em imagem e, depois, em Procurar, para indicar uma figura como plano de fundo. Em lugar de uma imagem, você pode escolher uma cor de fundo, no menu Cor. Se quiser, clique na opção Som e indique um arquivo de áudio.

18 Cadê a mensagem?
Se você acessa sua conta de e-mail em lugares diferentes (por exemplo, em casa e na empresa), acaba armazenando parte das mensagens num ponto e outras partes em outros. Resultado: você precisa de uma mensagem e ela ficou em outro lugar. Há um jeito de resolver isso. Defina um micro central -- por exemplo, o da empresa. Nele, abra o OE em Ferramentas/Contas. Selecione a conta desejada, clique no botão Propriedades e, na orelha Avançado, garanta que está desmarcada a caixa Deixar uma Cópia das Mensagens no Servidor. Nas outras máquinas, faça o inverso: marque essa opção. Assim, em todos os micros secundários, você vai ler as mensagens e elas vão continuar no servidor. No micro central, depois que você baixar os e-mails, eles serão removidos do servidor. Esse truque não funciona se seu provedor apaga os e-mails logo após o download.

19 Resposta automática
Se você recebe muitos e-mails e não pode responder logo, crie um filtro para indicar que recebeu a mensagem e em breve dará retorno. Crie uma mensagem nova com esse aviso e salve-a no formato EML. Depois, acione Ferramentas/Regras para Mensagens/E-mail/Nova. Na tela Nova Regra de Correio, marque na caixa 1 a opção Para Todas as Mensagens (ou outra mais adequada). Na caixa 2, clique em Respondê-la com Mensagem. Surge na caixa 3 um link com a palavra "mensagem". Clique nele e indique onde está o arquivo EML.

20 E-mail cifrado
Se você tiver mensagens secretas -- mas secretas, mesmo -- para enviar por e-mail, que tal criptografá-las com o sistema PGP? O PGP codifica mensagens com altíssimo grau de segurança. Para usar o produto, na opção freeware, é preciso baixá-lo em www. pgpi.org/products/pgp/versions/ freeware/win32/7.0.3. A versão mais recente é a 7.0.3, para Windows 9x/Me/NT/2000. Na instalação, o programa pede a criação de uma passphrase (senha, que pode ser uma frase longa) e oferece plug-ins para Outlook, Outlook Express e Eudora. O PGP opera com duas chaves: uma privada, que é a passphrase, e outra pública, que ele gera e você deve distribuir a seus contatos.

Na tela de novas mensagens do Express, o PGP instala botões para assinar digitalmente a mensagem ou criptografá-la. Ambos devem ser clicados antes de enviar a mensagem. No primeiro caso, o PGP adiciona uma assinatura (texto criptografado) ao final do documento. No outro, o documento é enviado em formato cifrado. O que o PGP dá em segurança cobra em dificuldade de uso. Para que alguém leia uma mensagem criptografada que você envia, ele ou ela também precisa usar o PGP. Além disso, você deve cifrar a mensagem com a chave pública do destinatário. Ao recebê-la, ele usa a própria chave privada para decifrar as informações.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Aplicativos de namoro perdem popularidade enquanto solteiros buscam experiências offline

Google aposenta Chromecast e lança TV Streamer com IA

Musk processa grupo de anunciantes por boicote ao X

Governo quer maior transparência na propaganda política das redes sociais

Mais na Exame