11 incríveis construções verdes de 2013
O Instituto Americano de Arquitetos (AIA, na sigla em inglês) revelou os projetos vencedores de seu concurso anual de casas e edifícios sustentáveis. Veja a seguir as 11 construções verdes campeãs de 2013 no país que lidera esse mercado
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h24.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h37.
Pertence a: General Services Administration
Onde fica: Seattle, Washington, EUA Arquiteto responsável: ZGF Architects LLP Este é um dos projetos mais sustentáveis executados pelo governo americano, que recuperou uma área de 209 mil metros quadrados, boa parte de terreno contaminado. A equipe do projeto buscou soluções que sintetizam padrões de excelência, que vão do ótimo desempenho operacional à conectividade com a comunidade, todos essenciais ao design ecológico. Um diferencial é o uso de estruturas para aquecimento geotérmico e refrigeração. O projeto custou US$ 65 milhões e foi planejado, programado e construído em menos de dois anos e meio.
Onde fica: Seattle, Washington, EUA Arquiteto responsável: ZGF Architects LLP Este é um dos projetos mais sustentáveis executados pelo governo americano, que recuperou uma área de 209 mil metros quadrados, boa parte de terreno contaminado. A equipe do projeto buscou soluções que sintetizam padrões de excelência, que vão do ótimo desempenho operacional à conectividade com a comunidade, todos essenciais ao design ecológico. Um diferencial é o uso de estruturas para aquecimento geotérmico e refrigeração. O projeto custou US$ 65 milhões e foi planejado, programado e construído em menos de dois anos e meio.
Pertence a: Matarozzi/Pelsinger Onde fica: São Francisco, Califórnia, EUA Arquiteto responsável: Aidlin Darling Design Captação de energia solar e da água da chuva, telhado verde e ventilação natural são algumas das credenciais verdes que reduzem o impacto ambiental deste edifício, na Califórnia. Mas é a cobertura de metal no exterior que melhor mescla a sustentabilidade com o projeto arquitetônico. Essa “pele” especial é perfurada por pequenos orifícios que permitem que a luz e o ar passem por janelas escondidas, o que reduz o ganho de calor, permitindo a ventilação cruzada do interior do prédio. As novas caraterísticas são parte de um plano de retrofit que renovou 80% do edifício, que pertence a uma firma de arquitetura. A mudança foi eficaz para o negócio. Os clientes que visitam o prédio estão muito impressionados com o design inovador e confortável do espaço. Além disso, os pedidos de projetos verdes aumentaram 50% desde 2008.
Pertence a: University of California San Diego Onde fica: La Jolla, Califórnia, EUA Arquiteto responsável: KieranTimberlake O ecodesign é o foco da elaboração deste projeto. Ele gerando soluções para os urgentes desafios ambientais do sul da Califórnia, que incluem a gestão de águas pluviais e emissões de carbono. A proposta reforça características ambientais positivas, enquanto modera ou elimina as indesejáveis. O edifício é envolvido por uma massa térmica que amortece as mudanças de temperatura, minimizas ganhos de calor, e garante ventilação natural. O problema da escassez de água é gerido através de uma estratégia global de conservação e reutilização.
Pertence a: University of Tennessee College of Architecture & Design Onde fica: Norris, Tennessee, EUA Arquiteto responsável: Tricia Stuth, Robert C. French Em 1933, a Tennessee Valley Authority construiu um modelo de comunidade, a Norris, formada por uma série de casas modernas, acessíveis e mais eficientes em relação aos padrões da época. Para marcar os 75 anos do projeto, uma nova casa foi erguida para incorporar as tendências mais atuais da construção ecológica, entre elas o minimalismo. Compacta, a casa reduz a exigência de grande quantidade de matéria-prima, mas ainda assim é extremamente funcional. O edifício não usa combustíveis fósseis, produzindo eletricidade através do vento e paineis solares. De quebra, ele ainda pode comercializar créditos de energia verde através da concessionária local.
Pertence a: Fix development Onde fica: Milwaukee, Wisconsin , EUA Arquiteto responsável:Continuum Architects + Planners O Clock Shadow Building (Prédio Sombra do Relógio) não é uma construção sustentável comum. Os quatro andares, que somam 28 mil metros quadrados, reúnem microescritórios ocupados por organizações sem fins lucrativos que prestam serviços de saúde para a população do bairro, bem como uma fábrica de queijo artesanal e uma loja de gelo. A ideia era criar um edifício radicalmente sustentável, que começa pelo desafio de limpar área que ocuparia, considerada contaminada, algo difícil de resolver. Passada essa fase, o edifício partiu para a conservação de energia e água. Com foco na comunidade, ele também promove hortas comunitárias urbanas locais e espaços interiores agradáveis com muita luz solar e ar fresco. A reutilização de matéria-prima chama atenção: cerca de 30% dos materiais do projeto são recuperados.
Pertence a: Marin Country Day School Onde fica: Corte Madera, Califórnia Arquiteto responsável: EHDD O plano estratégico de alfabetização ecológica da Marin Country Day School faz parte do currículo dos alunos e reforça o senso de conexão com a natureza. A concepção do projeto de design do prédio ficou de fora reflete essa posição. Durante todo o processo de design, os alunos foram convidados a enfrentar criativamente problemas reais utilizando localmente todas as ferramentas à sua disposição. Os alunos participaram respondendo a pesquisas, documentando a construção e resultados, e ainda ensinaram aos pais sobre os edifícios verdes.
Pertence a: Satellite Affordable Housing Associates Onde fica: Oakland, Califórnia Arquiteto responsável: Leddy Maytum Stacy Architects Esta nova habitação transforma totalmante um local abandonado perto de uma estrada movimentada. Os 70 apartamentos estão reservados para idosos com renda entre 30% e 50% da média da área, alguns até desabrigados ou que sofrem com problemas mentais. Recursos ecológicos incluem fachadas que fornecem sombreamento, privacidade e proteção acústica contra a agitação exterior. No piso térreo, o estacionamento é combinado à espaços de uso comum, como um pátio com jardim ensolarado, e serviços de apoio. Um alto nível de transparência no piso térreo melhora a segurança, e fortalece a ligação dos moradores com a comunidade.
Pertence a: City of San Francisco Public Utilities Commission Onde fica: São Francisco, Califórnia Arquiteto responsável: KMD Architects Este prédio de 13 andares formado por escritórios classe A foi projetado pela prefeitura de São Francisco visando garnatir economia para os cofres públicos no longo prazo. Embora custem um pouco mais no começo, construções que seguem os rígidos padrões da edificação verde garantem redução de uma série de custos no futuro, como consumo de água e energia. A cidade definiu metas altas para alcançar reconhecimento nacional na liderança em design de construção sustentável e ambientalmente responsável. Junto com a criação de um edifício sustentável de classe mundial, os designers sempre tiveram os empregados em mente ao criar um ambiente de trabalho mais saudável, mais eficaz e confortável.
Pertence a: University of Minnesota Duluth Onde fica: Duluth, Minnesota, EUA Arquiteto responsável: Ross Barney Architects A Universidade de engenharia civil Swenson, em Minnesota, é uma estrutura de dois andares repleta de laboratórios, escritórios, espaços de trabalho do corpo docente e salas de aula. Projetado para exibir tecnologias verdes modernas como ferramenta pedagógica, o edifício apresenta processos estruturais e mecânicos de gestão de águas pluviais de excelência. Ele atua como uma sala de aula de trabalho onde o design desempenha um papel educacional integral.
Pertence a: não informado Onde fica: Venice, Califórnia Arquiteto responsável: Brooks + Scarpa Esta casa foi concebida para ser usada tanto como escritório ou como uma residência de família. Os arquitetos procuraram criar um ambiente calmo, relaxado e organizado, que enfatiza o espaço público. Parte da casa pode ser usada como um lugar para as crianças se divertirem ou um espaço acolhedor para os clientes. A incorporação do design sustentável aqui é uma forma de ensinar um estilo de vida e trabalho mais verdes. As medidas compactas reduzem em 50% o consumo de energia, que é totalmente garantido por painéis solares no teto. No nível do solo, a casa está circundado por pátios e espaços ao ar livre que se integram com o interior, fornecendo ventilação e luz natural abundante para todos os cômodos.